Justiça Eleitoral pelo Brasil: cartórios catarinenses realizam atendimento volante em municípios do interior
Projeto da Corregedoria do TRE-SC possibilita a emissão de novos títulos e a regularização da situação a tempo das Eleições 2024
Desde o início de outubro, os cartórios eleitorais de Santa Catarina vêm realizando atendimento volante em cidades do interior do estado, especialmente naquelas onde não há um cartório sede. Por meio do projeto Justiça Eleitoral em Movimento, promovido pela Corregedoria do Tribunal Regional Eleitoral catarinense (TRE-SC), mais de mil atendimentos já foram realizados em 10 municípios.
Na primeira semana do mês, eleitores de Mafra, Luzerna e São João do Itaperiú compareceram a um posto da Justiça Eleitoral montado mais próximo de casa. Na semana seguinte, de 9 a 13 de outubro, os serviços foram levados até as cidades de Alfredo Wagner, Irani, Nova Itaberaba, Passos Maia, Rio Negrinho, Santa Terezinha e Treviso.
No caso de Nova Itaberaba, que tem aproximadamente 3,7 mil eleitores, foram efetuados quase 200 atendimentos em apenas três dias. O município está sob a jurisdição da 66ª Zona Eleitoral de Pinhalzinho, cuja sede fica a 25 quilômetros de distância. A chefe da 66ª ZE, Greyce Mahl, relata que esse número é maior do que a procura que o cartório recebeu dos eleitores daquela cidade durante todo o ano.
Além dos municípios que não sediam um cartório, o programa do TRE-SC também busca atender em locais distantes e onde há um eleitorado expressivo, além de escolas, com o objetivo de estimular a emissão do primeiro título entre jovens do ensino médio.
Esse é o caso de Mafra, quarta maior cidade do estado em extensão territorial e domicílio de mais de 40 mil eleitores. Lá, os servidores e colaboradores da 22ª Zona Eleitoral trabalharam durante uma semana em uma estação de atendimento instalada na Escola de Educação Básica Professora Maria Paula Feres.
Iniciativa
O projeto Justiça Eleitoral em Movimento tem como objetivo antecipar a grande demanda que acontece próximo ao fechamento do cadastro eleitoral, que, em 2024, vai ocorrer no dia 8 de maio. Dessa maneira, o trabalho itinerante segue até abril do ano que vem. Mais de 150 datas já estão agendadas em dezenas de municípios.
Ainda em outubro, estão previstos atendimentos em Águas Frias, Ascurra, Capão Alto, Florianópolis (bairro Capoeiras), Massaranduba, Santa Terezinha, São José do Cerrito, Rio Negrinho e Vargeão.
DG/LC, DM com informações da Assessoria de Comunicação do TRE-SC
Leia mais:
25.10.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE amapaense leva serviços eleitorais a comunidade da Zona Sul de Macapá
18.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Pernambuco atende população em ação no Ceasa do Recife
11.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atende população em situação de rua em três cidades
03.10.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP celebra Dia do Mesário e destaca contribuição cidadã
29.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ reúne intelectuais para debater história das eleições na Biblioteca Nacional
27.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE e Assembleia Legislativa de Minas discutem participação feminina na política
22.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE do Tocantins leva cidadania a povos indígenas da Ilha do Bananal
15.09.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE do Tocantins promove ação social que regulariza documentos
06.09.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: ação do TRE-RJ contribui para o aumento do eleitorado jovem em Paty do Alferes (RJ)
30.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE de Roraima doa materiais escolares e roupas para moradores do Baixo Rio Branco
23.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: Ouvidoria do TRE-CE participa de atendimento a pessoas em situação de rua em Fortaleza
16.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-RJ participa de ação social na Acadêmicos da Rocinha
09.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão
02.08.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)
27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital
26.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas