TSE é vencedor em duas categorias do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça

Tribunal conquistou o 1º lugar nas categorias Mídia Audiovisual e Campanha Institucional de Interesse Público

Seção 37 - a urna chega ao povo Marubo - 08.08.2022
Cena do documentário "Seção 37 - a urna chega ao povo Marubo"

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) venceu duas categorias do 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça, anunciado nesta sexta-feira (10) durante o XVII Congresso Brasileiro dos Assessores de Comunicação do Sistema de Justiça (Conbrascom), realizado em Belém (PA).

Na categoria Mídia Audiovisual, o Tribunal venceu com o documentário "Seção 37 - a urna chega ao povo Marubo", que registra a instalação de uma seção eleitoral junto ao Povo Marubo, na aldeia Maronal, na Terra Indígena do Vale do Javari, localizada na fronteira do Brasil com o Peru, a mil quilômetros de Manaus (AM).

O TSE também conquistou o primeiro lugar na categoria Campanha Institucional de Interesse Público com as ações voltadas para o Voto Jovem, durante as Eleições 2022.

Objetivo do Prêmio

O Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça é concedido anualmente pelo Fórum Nacional de Comunicação e Justiça (FNCJ), organização voltada ao desenvolvimento de debates e ações para aproximar as instituições públicas do cidadão.

A premiação tem como objetivo reconhecer e valorizar as ações voltadas ao desenvolvimento da cidadania e à inclusão social, de autoria das assessorias de comunicação social dos órgãos ligados ao Sistema de Justiça (Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil), tribunais de contas e instituições afins.

Seção 37

Produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do Tribunal (Secom), o documentário "Seção 37 - a urna chega ao povo Marubo" retrata detalhes da operação montada para garantir o pleno exercício da cidadania à comunidade. A equipe de reportagem foi a última a visitar o Vale do Javari antes do assassinato do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

O material, lançado no dia 9 de agosto de 2022, Dia Internacional dos Povos Indígenas, foi exibido por 19 emissoras públicas de 12 estados e do Distrito Federal. Além das TVs públicas, outros 19 canais parceiros incluíram o documentário na programação.

Segunda maior terra indígena demarcada do país e que abriga diversos povos, o Vale do Javari tem 85.445 km2. O deslocamento dos indígenas da aldeia Maronal – habitada por 425 integrantes do povo Marubo – para seções eleitorais em outras aldeias no dia da eleição pode levar muitas horas, o que compromete o exercício do voto, principalmente para as mulheres. Daí a importância de instalar novas seções na região.

Jovens

Entre os destaques da ações desenvolvidas pelo TSE de incentivo ao Voto Jovem, nos primeiros meses de 2022, estão: o tuitaço #RolêDasEleições, promovido no dia 16 de março, que alcançou mais de 88 milhões de pessoas e contou com a participação de 4,7 mil usuários da plataforma, entre eles celebridades, fã-clubes, times de futebol e instituições; e a campanha #Até4deMaio, sobre o prazo final para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor a tempo de votar nas Eleições 2022.

As iniciativas ampliaram e consolidaram os esforços da Justiça Eleitoral para que o jovem pudesse tirar seu documento e incentivaram a inserção desse público no processo eleitoral.

Desde 2015, a Justiça Eleitoral realiza a Semana do Jovem Eleitor, que incentiva o alistamento eleitoral (tirar o 1º título de eleitor) dos adolescentes de 16 e 17 anos, cuja inscrição e cujo voto são facultativos nas eleições. As ações contribuíram para o aumento significativo de inscrições eleitorais dos jovens dessa faixa etária. Nas Eleições de 2022,  2.116.781 eleitoras e eleitores de 16 e 17 anos estavam aptos a votar, contra 1.400.617 nas Eleições Gerais de 2018, o que representa um aumento de 51,13% do eleitorado nessa faixa de idade.

Premiação

No total, o 21º Prêmio Nacional de Comunicação e Justiça contou com 12 categorias. Comemorando mais de duas décadas em 2023, esta edição registrou um recorde de inscrições. Foram 400 projetos concorrendo, com representação nas cinco regiões brasileiras.

A 21ª edição do evento abordou o tema “Diálogos na Amazônia: a comunicação como instrumento de transformação e defesa das instituições” e contou com o apoio do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (AM/PA).

MM/EM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido