Presidente do TSE recebe homenagem no Palácio do Itamaraty
Alexandre de Moraes foi condecorado em solenidade nesta terça-feira (21) com a Ordem de Rio Branco no grau Grã-Cruz

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, foi condecorado, nesta terça-feira (21), com a medalha Ordem de Rio Branco, no grau Grã-Cruz, a mais alta comenda da diplomacia brasileira. A condecoração ocorreu no Palácio do Itamaraty, em Brasília (DF).
A Ordem de Rio Branco é concedida em reconhecimento à atuação de pessoas físicas, jurídicas, corporações militares, instituições civis nacionais ou estrangeiras pelos seus serviços e méritos excepcionais.
A honraria, ofertada pelo Conselho da Ordem, é constituída por cinco graus distintos: Grã-Cruz (a mais alta), Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro, além de uma Medalha anexa à Ordem. O ministro recebeu, em 2010, o grau de “Comendador da Ordem”, sendo agora promovido ao grau Grã-Cruz.
Saiba mais sobre a Ordem de Rio Branco
Criada em1963, a Ordem de Rio Branco tem como objetivo, ao distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas, estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção. O nome da Ordem foi dado em homenagem ao Barão do Rio Branco, considerado o patrono da diplomacia brasileira.
O Conselho da Ordem é constituído pelo presidente da República, Grão-Mestre da Ordem; pelo ministro de Estado das Relações Exteriores, na qualidade de chanceler da Ordem; pelos chefes das Casas Civil e Militar da Presidência da República e pelo secretário-geral do Ministério das Relações Exteriores. O chefe do Cerimonial do Itamaraty é o secretário da Ordem.
MM/EM, DM