Ministro Alexandre de Moraes encerra agenda institucional na Espanha no Consulado-Geral do Brasil em Madri
Presidente e representantes do TSE participaram de sessão sobre eleições brasileiras na Espanha
Nesta sexta-feira (17), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, o ministro André Ramos Tavares, o secretário-geral do TSE, José Levi, e o assessor de Assuntos Internacionais do Tribunal, Tiago Beckert, se reuniram com a embaixadora Vera Cintia Alvarez, cônsul-geral do Brasil na capital espanhola, Madri. O encontro finalizou uma extensa agenda institucional cumprida pela comitiva no país.
Na ocasião, Moraes falou sobre a organização e a execução de eleições brasileiras na Espanha, apresentou dados sobre a evolução do número de brasileiros vivendo naquele país, bem como abordou o avanço do número de eleitores e questões relativas às Eleições Gerais de 2022.
Somente em Madri, quase 20 mil eleitoras e eleitores brasileiros estiveram aptos a votar no pleito do ano passado.
Outros compromissos
A agenda da comitiva do TSE na Espanha teve início na segunda-feira (13), com audiência institucional no Tribunal Constitucional, em Madri, onde foi recebida pelo magistrado Enrique Arnaldo Alcubilla, pelo secretário-adjunto Juan Carlos Duque e pelo advogado Ángel Sánchez Navarro.
Na quarta (15), o grupo acompanhou debates no Congreso de los Diputados, com vistas à investidura do presidente do Governo espanhol. Já na quinta-feira (16), os ministros e o secretário-geral se reuniram com o presidente do Tribunal Constitucional, Cándido Conde-Pumpido, e, depois, conheceram o Centro de Estudios Políticos y Constitucionales (CECP).
JV/LC, DM
Leia mais:
16.11.2023 – Presidente do TSE debate democracia, fake news e atuação da Justiça Eleitoral
16.11.2023 – Ministro Alexandre de Moraes é recebido no Tribunal Constitucional espanhol
14.11.2023 – Presidente do TSE cumpre agenda institucional na Espanha