Cidadania: TSE recebe a visita de mais de 90 estudantes da Universidade de Brasília
Programa está disponível para agendamento de visitas orientadas
Mais de 90 estudantes de Direito da Universidade de Brasília (UnB) participaram nesta quinta-feira (30) de uma visita guiada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Separados em dois grupos, os alunos conheceram o Museu do Voto, os auditórios e o plenário. Segundo João Victor Soares, diretor administrativo do Centro Acadêmico de Direito (Cadir) da UnB, o objetivo foi aproximar os calouros do âmbito jurídico e ressaltar a importância do processo eleitoral para a democracia brasileira. “Escolher a Justiça Eleitoral para essa visita tem esse papel simbólico na defesa da democracia, da Justiça e das eleições”, enfatizou.
Os servidores da Assessoria de Cerimonial da Presidência (ACP) Renato Carvalho e da Seção de Eventos e Cidadania Corporativa Maurício Sá conduziram os estudantes durante a visita. A dupla descreveu as principais atribuições do TSE e destacou como o órgão é essencial para o eficiente desempenho das atividades e funções da Justiça Eleitoral.
A visita ao Museu do Voto foi coordenada pelo chefe da Seção de Museu (SGIC/Cblem/Semus), Admilson Júnior, que traçou um panorama histórico do processo eleitoral brasileiro e sua influência no fortalecimento da democracia.
Aprendizado
Para a estudante de Direito Beatriz Alvez, o acesso ao TSE foi essencial para entender mais sobre a Justiça Eleitoral. Além disso, na opinião da estudante, diante do grande fluxo informacional da atualidade, que acaba provocando questionamentos quanto à veracidade de conteúdos, a visita de hoje foi importante para aprender mais sobre o combate à desinformação. “Eu acho bom para a gente poder pegar essas informações que conseguimos hoje e levar para os nossos familiares”, disse.
Programa de Visitas ao TSE
A visita é aberta ao público de segunda a sexta-feira no período vespertino ou às terças e quintas, coincidindo com os dias de sessão plenária.
A solicitação de agendamento deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias pelo e-mail visita@tse.jus.br, devendo o solicitante informar:
- nome da instituição;
- data desejada e horário; e
- nome e telefone de contato do responsável pelo agendamento.
Os visitantes poderão conhecer o Tribunal Superior Eleitoral a partir do roteiro elaborado pela equipe da Assessoria de Cerimonial. O Museu do Voto, o plenário e os auditórios são alguns dos exemplos de espaços abrangidos pelo programa.
Participe do programa de visitas. Inscreva a sua turma ou instituição.
IA/LC, DM