Ministro Carlos Horbach encerra Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais

Diretor-geral da EJE/TSE anunciou o apoio da Escola à inclusão do Direito Eleitoral no rol de disciplinas obrigatórias do curso de Direito

X Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais 11.05.2023 - Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE

O X Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje) foi encerrado na tarde desta quinta-feira (11) pelo ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Carlos Horbach, diretor-geral da Escola da Corte (EJE/TSE). Junto com ele, compôs a mesa de honra do evento o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, presidente do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais.

No discurso, o ministro Horbach destacou a importância do encontro ao falar sobre a unidade em torno da institucionalidade das 28 escolas judiciárias, sendo 27 dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), além da do TSE. Ao reforçar a satisfação em conduzir os trabalhos da EJE/TSE, o ministro fez um anúncio importante.

“Alinhados ao que outras escolas judiciárias regionais fizeram, encaminhamos ontem ao Conselho Nacional de Educação a manifestação de apoio do TSE à inclusão do Direito Eleitoral no rol de disciplinas obrigatórias [do curso de Direito]. Esse é um movimento que ajudará a difundir o estudo e o conhecimento da matéria, facilitará a vida das pessoas para que não seja um tema totalmente desconhecido”, destacou.

O diretor-geral enalteceu a participação dos servidores da Justiça Eleitoral no encontro. “A dedicação das nossas equipes é uma característica muito forte, mas se manifesta mais ainda no campo das escolas. E digo isso porque aqui se faz muito com pouco, algo que é só possível com o desdobrar dos vários servidores dedicados e apaixonados por essa gama de assuntos alcançados pelas escolas judiciárias”, afirmou.

Já o desembargador Jorge Luís Dall’Agnol reforçou o papel da educação. “Não há ato maior do que educar. O Direito Eleitoral conta com um conteúdo extremamente rico. Então, todos nós aqui temos como missão educar para aperfeiçoar a vida em sociedade e, com isso, nos tornarmos mais fortes e bem preparados”, disse.

X Eneje

O TSE foi palco do X Eneje na quarta (10) e quinta-feira (11). O evento contou com autoridades ligadas à Justiça Eleitoral (JE) brasileira, que discutiram ações para fortalecer o diálogo entre as Escolas Judiciárias, bem como as experiências em favor da cidadania e da formação de magistrados e de servidores da JE.

O evento contou com transmissão ao vivo no canal do TSE no YouTube

JM/LC, DM

Leia mais:

11.05.2023 - X Eneje: painel debate elementos essenciais para garantia de direitos e promoção da cidadania

11.05.2023 - Segundo dia do X Eneje discute desafios do aprendizado sobre Direito Eleitoral

10.05.2023 - X Eneje homenageia ministro Sálvio de Figueiredo Teixeira, um dos idealizadores da EJE/TSE

10.05.2023 - EJE/TSE premia vencedores do II Concurso de Boas Práticas das Escolas Judiciárias Eleitorais

10.05.2023 - Servidoras do TSE apresentam projetos e ações da EJE/TSE

10.05.2023 - Presidente do TSE reforça missão das EJEs na defesa da democracia

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido