Julgamento desta quinta (22) desperta grande interesse público virtual e presencial
Quase 16 mil espectadores acompanharam on-line o início do julgamento da ação de investigação contra Bolsonaro e Braga Netto
A sessão plenária desta quinta-feira (22) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gerou grande interesse público por parte da sociedade brasileira, que participou tanto presencialmente quanto de forma virtual. A transmissão ao vivo da sessão pelo canal do TSE no YouTube foi acompanhada simultaneamente por 15.849 espectadores.
Mais de 70 canais transmitiram, a partir do canal do Tribunal no YouTube, o primeiro dia do julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) 0600814-85, por meio da qual o Partido Democrático Trabalhista (PDT) pede a inelegibilidade de Jair Bolsonaro e Walter Braga Netto – candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República nas Eleições 2022 – por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
O canal do TSE alcançou a marca dos 400 mil inscritos, sendo três mil novos inscritos somente hoje. Durante a sessão, foram registradas pouco mais de 31 mil visualizações.
No Plenário
A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE credenciou 195 profissionais de imprensa para acompanhar presencialmente o julgamento. Além disso, dentro do Plenário, foram acomodados 76 alunos do ensino médio da Escola Comunitária de Campinas (SP) e outros 27 estudantes de Direito da Faculdade Santa Lúcia, de Mogi Mirim (SP).
Dinâmica do julgamento
Esta foi a primeira das três sessões reservadas para o julgamento da Aije 0600814-85. Já na abertura, o corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Benedito Gonçalves, leu a íntegra do relatório que resume o caso. Também foram ouvidos os advogados das partes e foi feita a leitura do parecer do Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral).
O julgamento será retomado na próxima terça-feira (27), a partir das 19h. As sessões plenárias do TSE podem ser acompanhadas pelo canal oficial do Tribunal no YouTube ou pela TV Justiça.
Redes sociais
Os conteúdos produzidos pelo TSE sobre o assunto para as redes sociais alcançaram um total de 103.190 perfis. No Instagram, o alcance total foi de 45.235 pessoas; no Facebook, de 9.369; no Twitter, de 47.134; e no Linkedin, de 1.452.
JV/CM, LC