Conteúdos da(s) categoria(s) "Zona eleitoral"

66 resultado(s) encontrado(s)

Conheça as funções da zona eleitoral, do cartório eleitoral e da central de atendimento ao eleitor

Capitaneadas pelo TSE e pelos TREs, unidades são responsáveis por organizar as eleições e prestar serviços aos eleitores

Clica e Confirma explica o que é e como funciona a Zona Eleitoral do Exterior

O Clica e Confirma desta semana vai explicar o que é e como funciona a Zona Eleitoral do Exterior (ZZ), responsável por receber os votos dos brasileiros que moram fora do país. As convidadas do Bate-Papo no Clica são a jornalista pernambucana Renatta Gorga, que se mudou para Portugal recentemente, e a chefe de cartório da Zona ZZ, Juliana Bandeira. E o programa tem novidade. O jornalista Fábio Ruas agora terá a companhia de Jane Costa na apresentação do Clica e Confirma. No quadro “A Justiça Eleitoral Mora ao Lado”, a história da mesária Denise Figueiredo, de Brasília (DF). Ela conta que trabalha nas eleições desde quando fez 18 anos de idade e que já atuou até como escrutinadora quando a votação ainda era em cédulas. E também tem quadro novo no Clica e Confirma: “Eu Quero Saber”. Iuri Camargo Kisovec, chefe da Assessoria de Gestão de Identificação do TSE, responde ao estudante Tiago Sampaio, de Brasília, se é preciso ir ao cartório eleitoral para tirar a segunda via do título eleitoral. É possível ouvir e baixar o programa na seção Rádio do site tse.jus.br ou no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts. A Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE produz o Clica e Confirma, também veiculado pela Rádio Justiça e por outras emissoras parceiras da Justiça Eleitoral em todo o país.

Fato: Seção de município paraense teve votos para ambos os candidatos à presidência

Diferente do que foi publicado numa rede social, o eleitor, que contestou a falta de votos para um dos candidatos na 53ª Zona Eleitoral do Pará, a seção eleitoral 183 de São Félix do Xingu (PA), local em que ele vota, foram contabilizados 263 votos para o cargo de presidente. Desse total, a maioria dos votos (180) foi, inclusive, recebida justamente pela candidatura mencionada, contra 83 do adversário. Também foram registrados neste local de votação três votos nulos e um voto em branco. A informação está disponível para consulta pública e pode ser conferida por meio da página Resultados, desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fato: Não houve irregularidade no envio de resultados em João Pessoa

Circula nos aplicativos de mensagens um áudio de um mesário que levanta suspeitas sobre a lisura da Justiça Eleitoral na Paraíba em função de uma suposta orientação para que fosse alterada a forma de acondicionamento das mídias de transmissão de resultados de votação. A afirmação, porém, é infundada. Todo o processo é fiscalizado pelos delegados e fiscais de partidos, para, após checagem de que a mídia encontra-se naquele envelope, lacrá-lo e encaminhá-lo ao local de transmissão dos votos.

Fato: Todas as seções tiveram votos contados e divulgados

Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que os votos da seção 11 da 104ª Zona Eleitoral, de Dores do Indaiá, não teriam sido computados no resultado da eleição. Segundo o vídeo, a prova disso seria o fato de o boletim de urna (BU) não aparecer no sistema Divulgação de Resultados, no site do TSE. A alegação é falsa. O BU da seção 11 não aparece no sistema porque essa seção eleitoral foi agregada à seção 14. Os votos dos eleitores da seção 11, portanto, aparecem no mesmo boletim de urna da seção 14. A seção 15 também foi agregada e funcionou no mesmo local, uma sala no anexo da Escola Estadual Francisco Campos.

Acesso rápido