Estudantes da Universidade da Pensilvânia visitam o TSE
Dez alunos do curso de mestrado em Relações Internacionais puderam conhecer mais sobre o processo eleitoral brasileiro

Estudantes do Programa de Mestrado em Relações Internacionais da Wharton-Lauder, da Universidade da Pensilvânia (Upenn), nos Estados Unidos (EUA), visitaram a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nesta quarta-feira (5). A visita faz parte do programa de estudos da instituição norte-americana, que possibilita conhecer in loco algumas das principais entidades públicas e privadas que se enquadrem na proposta educacional do curso.
Integraram a comitiva dez estudantes de nacionalidades diferentes. Além dos norte-americanos, participaram da visita alunos mexicanos, peruanos, chilenos e venezuelanos, bem como dois professores brasileiros.
Na visitação, eles conheceram, de forma guiada, o Museu do Voto, o plenário e os auditórios do Tribunal. Em outro momento, assistiram a uma apresentação do secretário de Tecnologia da Informação do TSE, Julio Valente, sobre o funcionamento do processo eleitoral e do sistema eletrônico de votação brasileiro.
Os alunos foram guiados pelos servidores da Assessoria de Cerimonial da Presidência (ACP) Renato Carvalho e Angélica Pieroni e pelo chefe da Seção de Museu (SGIC/TSE), Admilson Júnior. “Os estudantes adoraram saber e entenderam bem como funcionam as urnas eletrônicas e nossa eleição, expressaram contentamento em relação à complexidade das ações da Justiça Eleitoral e também ficaram encantados com a dimensão da sede do TSE”, conta Angélica.
Programa de visitas do TSE
A visita é aberta ao público de segunda a sexta-feira no período vespertino ou às terças e quintas, coincidindo com os dias de sessão plenária.
A solicitação de agendamento deve ser feita com antecedência mínima de cinco dias pelo e-mail visita@tse.jus.br, devendo o solicitante informar:
- nome da instituição;
- data desejada e horário; e
- nome e telefone de contato do responsável pelo agendamento.
Os visitantes podem conhecer o TSE a partir do roteiro elaborado pela equipe da Assessoria de Cerimonial. O Museu do Voto, o plenário e os auditórios são alguns dos exemplos de espaços abrangidos pelo programa.
Saiba mais sobre o programa de visitas do TSE.
TP/LC, DB