Adesão do TSE ao YouTube completa 13 anos com 409 mil inscritos no canal
Conteúdos produzidos para a plataforma digital tiveram mais de 87 milhões de visualizações

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) completa 13 anos de adesão ao YouTube nesta quinta-feira (20). O canal da Corte na plataforma digital conta hoje com mais de 409 mil pessoas inscritas, 87,9 milhões de visualizações a conteúdos produzidos e 2,8 mil vídeos publicados, atingindo mais de 170 mil horas de conteúdo gratuito sobre os diversos temas que envolvem o processo eleitoral brasileiro. O canal é uma das principais ferramentas de acesso do público às informações veiculadas pela Justiça Eleitoral. O TSE começou a veicular os primeiros vídeos no YouTube a partir de setembro de 2010.
Ao longo desses anos, as transmissões do canal foram evoluindo, juntamente com a produção de conteúdos variados, que vão desde temas relacionados ao Direito eleitoral, ao processo de preparação das eleições, dicas sobre os serviços on-line e gratuitos ao eleitor e a detalhes de como funciona o sistema eletrônico de votação.
Além disso, é importante destacar que o canal do Tribunal transmite, ao vivo, as sessões plenárias ordinárias (todas as terças, às 19h, e quintas-feiras, às 10h), extraordinárias e solenes realizadas pela Corte durante o ano judiciário.
Conteúdos mais assistidos
Os vídeos do canal do TSE no YouTube mais vistos em 2023, até o momento, são: como tirar o título de eleitor pela internet (tema divulgado tanto em 2021 quanto em 2022), seguido pelo vídeo da primeira sessão plenária de julgamento da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) 0600814-85, de autoria do Partido Democrático Trabalhista (PDT) que levou, posteriormente, o Tribunal a declarar o ex-presidente da República Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Porém, o vídeo que detém o recorde de visualizações no canal da Corte é o que destaca informações para votar com segurança, feito em 2020, já na pandemia da Covid-19.
Público e números por faixa etária
O público por gênero do canal do TSE no YouTube é bem dividido: 52,1% são compostos por homens e 47,8% por mulheres. Os conteúdos são visualizados majoritariamente por jovens e adultos entre 18 e 24 anos (21,4%), 25 e 34 anos (23,8%) e 35 e 44 anos (21,7%). Durante esse período, mais de 98% das visualizações do canal ocorreram no Brasil. Porém, os conteúdos também foram vistos nos Estados Unidos, Portugal, Argentina e Japão, entre outros países.
O canal de vídeos do Tribunal são acessados por meio de diferentes tipos de dispositivos digitais, preponderando os smartphones (62,2%), seguidos por computadores, TVs e tablets.
Vídeos novos toda semana
O canal do TSE no YouTube veicula vídeos novos todas as semanas sobre assuntos ligados ao universo das eleições e às atividades da Justiça Eleitoral. Além do acompanhamento das sessões de julgamento da Corte, os conteúdos divulgam os projetos, programas e ações desenvolvidas pela Justiça Eleitoral, curiosidades e informações sobre o sistema eletrônico de votação, bem como dados relevantes relacionados ao processo eleitoral brasileiro.
TP/EM