Tour Virtual: conheça o TSE com imagens em 360 graus
Visitantes podem conferir detalhes da sede do TSE, projetada por Oscar Niemeyer, além das urnas eletrônicas e exposições

Quem ainda não conhece a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), projetada por Oscar Niemeyer e localizada em Brasília, tem a oportunidade de visitar, de forma virtual, as principais dependências da Corte, por meio do Tour Virtual do TSE. Lançado durante a cerimônia de comemoração dos 90 anos da Justiça Eleitoral e do voto feminino, o Tour proporciona uma experiência em 360 graus pelo Tribunal. As imagens são de alta resolução e captadas com auxílio de um drone.
A navegação é intuitiva. No canto superior direito da página, o usuário pode configurar como deseja navegar, inclusive, com a utilização de óculos de realidade virtual (óculos VR). É possível desativar o giroscópio, esconder ícones, colocar o áudio no mudo e definir a tela cheia. Com o menu disponível no lado esquerdo da página, o visitante pode escolher qual dependência deseja conhecer. A página disponibiliza imagens aéreas de todo o prédio e da fachada.
É possível conhecer, com detalhes, os Auditórios I, II e III e o Plenário. Também estão disponíveis para visitação digital o Arquivo Central, a Biblioteca, as Salas da Presidência e de Trabalho, e o depósito das urnas. Além disso, o usuário pode conferir o foyer, as Galerias dos Presidentes e dos Corregedores, e três exposições já realizadas: A construção da voz feminina, Eleições no Brasil e Diplomação. Todas as imagens são acompanhadas de informações sobre cada espaço, contando ainda com links para mais explicações.
No menu com pequenos ícones no fim da página, do lado esquerdo, o visitante pode conhecer, também com imagens em 360 graus, as urnas eletrônicas de 2015 e 2020. Há ainda um vídeo com imagem aérea do Tribunal, um menu com todos os espaços internos e externos para fazer o Tour, um quiz do Fato ou Boato e a descrição dos ícones da página, além de uma lista de contatos.
O Tour Virtual foi criado para proporcionar a visitação ao edifício-sede do TSE daqueles que estão distantes geograficamente do Tribunal ou pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção. A ideia surgiu durante a pandemia de covid-19, quando espaços coletivos foram fechados para o público. A pretensão é que o Tour seja atualizado com novas exposições, inclua outros espaços do Tribunal e incorpore o prédio do Centro Cultural da Justiça Eleitoral (CCJE), localizado no Rio de Janeiro (RJ).
Navegue pelo Tour Virtual do TSE.
JL/CM, DM