Glossário Eleitoral apresenta: “eleições a bico de pena”, uma expressão tão antiga quanto pular carnaval

Termo remonta a um tempo em que as eleições no Brasil não eram assim tão seguras nem auditáveis

Serviço esclarece mais de 300 expressões jurídicas desse ramo do direito

Lá se vão quase 91 anos de Justiça Eleitoral. Mas muito antes de a JE ser criada, em 1932, as Eleições no Brasil ocorriam “a bico de pena”. A expressão – tão antiga quanto pular carnaval – surgiu porque, na velhíssima República (1989-1930), o voto não era secreto, mas “aberto”. O termo é um dos mais de 300 constantes do Glossário Eleitoral brasileiro, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para manter o controle sobre o pleito, e evitar surpresas indesejáveis nos resultados das Eleições, o poder vigente à época tomava algumas “precauções”.

Vamos a elas.

Os caciques políticos e coronéis, em sua maioria no interior, orientavam os eleitores a votar em determinados candidatos, somente neles, e em ninguém mais. Para isso, entregavam ao eleitor uma “marmita” (ou pilha), um amontoado de cédulas com os respectivos candidatos em quem deveriam votar.

As atas das juntas apuradoras – frequentemente, as próprias mesas apuradoras – eram redigidas para mostrar determinados resultados, muitas vezes discordantes da contagem dos votos depositados naquela seção.

Por fim, nas localidades onde isso não era possível, como nas capitais e nas grandes cidades, em que eram eleitos candidatos “indesejáveis” de oposição, a Câmara e o Senado faziam a “verificação dos poderes” daqueles que se apresentavam para tomar posse. E era aí que muitos dos “indesejáveis” sofriam a “degola”, e os respectivos mandatos eram invalidados por cada uma das Casas.

O serviço

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes dispostos em ordem alfabética para facilitar a consulta pela pessoa interessada em se aprofundar na história da Justiça Eleitoral (JE) e das eleições no país.

Além de esclarecer a terminologia jurídica empregada pelos operadores da JE, o Glossário tem como finalidade a conscientização de eleitoras e eleitores, inclusive os futuros, sobre a importância do voto para o fortalecimento da democracia.

DV/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido