Glossário do TSE define o conceito de domicílio eleitoral

Serviço de consulta disponível no Portal do Tribunal esclarece expressões utilizadas na Justiça Eleitoral

Serviço esclarece mais de 300 expressões jurídicas desse ramo do direito

De acordo com o Glossário Eleitoral, “domicílio eleitoral” é o lugar da residência ou moradia da pessoa que requere inscrição eleitoral (conforme o artigo 42, parágrafo único, do Código Eleitoral), ou, segundo a jurisprudência da Corte Eleitoral, o lugar onde o interessado tem vínculos, sejam políticos, econômicos, sociais ou familiares.

O domicílio eleitoral é um dado importante que define onde o eleitor irá exercer o direito de votar, seja em eleições municipais ou gerais. É com ele que a Justiça Eleitoral organiza todo o eleitorado do país e institui os colégios eleitorais (confira o conceito também no Glossário Eleitoral).

Além disso, o domicílio eleitoral também é requisito para candidatas e candidatos a cargos eletivos. Segundo o artigo 9º da Lei das Eleições (Lei nº 9504/97), para concorrer em qualquer pleito é necessário ter domicílio eleitoral na respectiva circunscrição com seis meses de antecedência, bem como preencher outras exigências legais e não incorrer em incompatibilidades ou inelegibilidades.

Vale ressaltar que para alterar o local de votação, o eleitor também precisa cumprir algumas exigências predefinidas na legislação eleitoral, como residir há pelo menos três meses no novo município, e ter transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título, se for o caso. Há exceções, como servidores públicos civis e militares e seus familiares.

O Glossário

O Glossário Eleitoral contém mais de 300 verbetes dispostos em ordem alfabética para facilitar a consulta pela pessoa interessada em se aprofundar na história da Justiça Eleitoral (JE) e das eleições no país. Além de esclarecer a terminologia jurídica empregada pelos operadores da JE, o serviço tem como finalidade a conscientização de eleitoras e eleitores, inclusive os futuros, sobre a importância do voto para o fortalecimento da democracia.

JL/CM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido