Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-BA produzirá materiais em Braille para promover inclusão
Iniciativa é mais um esforço do Regional baiano para a promoção de inclusão e acessibilidade
O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) iniciou o processo de contratação para produzir materiais informativos em Braille, sistema de escrita e leitura tátil para pessoas com deficiência visual formado por códigos em relevo. A iniciativa, coordenada pela Secretaria de Gestão Administrativa (SGA) e pela Secretaria de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL) do Regional, é mais um esforço para a promoção de inclusão e acessibilidade e tem como objetivo fornecer ferramentas que permitam o acesso dos diferentes públicos às peças produzidas pelo Tribunal.
Inicialmente, as peças serão confeccionadas com base em algumas cartilhas já existentes, como a de orientações sobre fake news. A previsão é também criar versões em Braille para convites, folders, envelopes e outros materiais de uso das unidades do Regional.
O secretário da SGA, Moisés Braga, destaca a importância do projeto. “Entendemos que é fundamental fornecer ferramentas que permitam a inclusão e o pleno exercício da cidadania para todas as pessoas”, afirma. Para ele, a iniciativa demonstra um compromisso sólido em garantir que todas as pessoas, independentemente de limitações, tenham acesso igualitário aos materiais produzidos pelo tribunal baiano.
Para o secretário da SPL, Victor Xavier, a proposta presta um grande serviço ao observar uma das obrigações da Justiça Eleitoral, que é a de atender aos diferentes perfis do eleitorado. “Com materiais em Braille, poderemos ampliar a nossa atuação no campo do combate à desinformação e melhorar a acessibilidade em outros produtos, como a expedição de diplomas e de cartilhas educativas. É uma grande margem de trabalho que está sendo aberta”, considera.
Método
Composto por combinações de pontos em relevo, o Sistema Braille desempenha papel fundamental na vida das pessoas cegas, permitindo que elas leiam e interpretem textos de forma independente, o que resulta em igualdade de oportunidades, acesso à informação e plena cidadania.
Para garantir que os materiais sejam elaborados com alta qualidade e precisão, atendendo às necessidades específicas das pessoas com deficiência visual, uma gráfica especializada será responsável por produzir e confeccionar os materiais em Braille para o TRE-BA.
DG/LC, DM
Fonte: Secom do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA)
Leia mais:
02.08.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-SP atenderá indígenas de Bertioga e São Sebastião nesta quarta-feira (2)
27.07.2023 – Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-CE passa a oferecer estrutura para inclusão digital
26.07.2023 - Justiça Eleitoral pelo Brasil: TRE-TO promove ação para inclusão sociopolítica dos povos indígenas