Benedito Gonçalves é condecorado no 82º Encontro do Colégio de Presidentes dos TREs
Corregedor-geral da Justiça Eleitoral, o ministro recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto”

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves, recebeu nesta sexta-feira (18) a Medalha do Mérito Eleitoral “Ministro Carlos Augusto Ayres de Freitas Britto”, honraria concedida pelo Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel). A entrega da condecoração ocorreu durante o 82º Encontro do Coptrel, edição promovida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) e que acontece até amanhã (19), em Vitória.
A comenda é conferida àqueles que, por seus méritos e relevantes serviços prestados à Justiça Eleitoral, se destacaram pelo saber jurídico, pela experiência no exercício da função ou pela cooperação material ou humana propiciadora de efetiva melhoria e dinamização na atuação no eleitoral.
Na ocasião, o presidente do Coptrel e do TRE da Bahia, desembargador Roberto Maynard Frank, afirmou que a homenagem ao ministro do TSE é o “reconhecimento mais que merecido por seus serviços prestados, sua magnitude de compromisso com a Justiça Eleitoral e sua trajetória de farol que ilumina caminhos pela distribuição de justiça”.
Benedito Gonçalves dedicou a homenagem a todos os tribunais eleitorais. “Sou muito honrado por esse reconhecimento do trabalho árduo e dedicação à Justiça Eleitoral, em parceria com todos os Regionais. Essa comenda é prova da importância do trabalho coletivo, da colaboração e da busca pelo aprimoramento constante”, ressaltou o ministro.
Em breve discurso, o ministro afirmou que o encontro do Colégio é relevante para fortalecer a democracia e aprimorar o sistema eleitoral brasileiro, mediante o intercâmbio de diálogos e experiências, bem como por meio do compartilhamento de boas práticas.
Benedito Gonçalves reiterou que o trabalho dos tribunais regionais é realizado com maestria e excelência em todo o território nacional, sempre buscando aprimoramento, modernização, segurança, inclusão, transparência e melhoria de gestão. “Essa colaboração mútua fortalece o sistema eleitoral brasileiro, aumentando a confiabilidade e a eficiência das eleições. Essa integração é essencial para a manutenção da eficácia do sistema, a garantia da lisura e a transparência das eleições”, completou.
82º Coptrel
Esta edição do Coptrel reúne todos os presidentes dos TREs em ampla programação, que inclui apresentação de boas práticas, debates sobre ações para a melhoria de procedimentos da Justiça Eleitoral, combate à desinformação e planejamento para as Eleições 2024.
O evento termina neste sábado (19), às 10h, quando será lida a ata do evento e apresentada a Carta de Vitória, com apontamentos indicados pelos presidentes.
Sobre o Coptrel
Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Coptrel é uma sociedade civil sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos tribunais regionais eleitorais.
MC/LC, DM