TSE vence Prêmio Social Media Gov por trabalho nas redes sociais contra a desinformação
Tribunal foi o vencedor na categoria “Xô Fake News”, por postagem no Instagram que desmentiu boato sobre fraude nas urnas em 2022
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu na tarde desta quinta-feira (27), durante o evento Redes12, em Florianópolis (SC), o Prêmio Social Media Gov na categoria “Xô Fake News”, voltada para instituições que empregaram esforços efetivos para combater informações falsas. O post vencedor desmente boato de que o relatório final do Ministério da Defesa sobre as Eleições 2022 teria apontado a existência de fraude ou inconsistência nas urnas eletrônicas.
Giselly Siqueira, secretária de Comunicação e Multimídia do TSE, afirmou que a premiação conquistada é mais um reconhecimento do trabalho, do empenho e da preocupação da Justiça Eleitoral em levar informação de qualidade a toda cidadã e a todo cidadão brasileiro a respeito das urnas eletrônicas, do sistema eletrônico de votação.
“É um trabalho de muitos anos, que tem muitas mãos envolvidas e que conta com o apoio e a contribuição de colegas espalhados por todo o Brasil, capitaneados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes”, declarou.
Fábia Galvão, coordenadora de Mídias e Web do TSE, também esteve presente no evento para receber o prêmio.
Outro post do canal do TSE no Instagram foi finalista na categoria “Meme-Trend do ano”, que premia instituições que utilizaram o expediente dos memes e das trends de forma eficiente e obtiveram ótimos resultados.
O prêmio
A premiação é promovida pela Social Media Gov, plataforma de inteligência que auxilia instituições públicas a criar, analisar e planejar conteúdos e estratégias de comunicação para as redes sociais. A ferramenta consiste em um ambiente on-line que reúne publicações realizadas por instituições governamentais em nível municipal, estadual e federal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além dos Ministérios Públicos, Defensorias Públicas, Tribunais de Contas, entre outros.
Além das duas já citadas, o prêmio conta com mais oito categorias: Top Envolvimento; Influencer; Inclusão e diversidade; Transparência; Atitude; Colaboração; Comunicação como serviço; e Inovação na comunicação. Os indicados foram selecionados a partir das métricas de envolvimento e engajamento das publicações relativas à temática de cada categoria durante o período de fevereiro de 2022 a fevereiro de 2023.
O Redes12 é um evento multitemático que acontece anualmente, desde 2012, pensado para agentes públicos e estudiosos da administração pública que reconhecem a importância da utilização das redes sociais e da tecnologia com foco na melhoria do relacionamento e da prestação de serviços ao cidadão, como forma de viabilizar a transparência na gestão pública.
DB/LC