Relatório de Gestão 2022: comunicação foi peça-chave no combate à desinformação

Enfrentamento das fake news e proximidade com a imprensa colaboraram para manter a imagem positiva da JE

Série Relatório de Gestão 2022 - Ações de Comunicação 13.04.2023

Uma instituição sólida e a serviço da democracia. No ano em que a Justiça Eleitoral completou 90 anos e o Brasil realizou uma das eleições mais disputadas da história, a Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desenvolveu diferentes estratégias para garantir uma imagem institucional consolidada e eficiente, bem como para assegurar o pleno acesso dos cidadãos aos serviços eleitorais. O enfrentamento das fake news se manteve como um dos pilares do Tribunal, ocorrendo em diferentes frentes. Por sua vez, o Portal do TSE manteve a atualização diária de notícias, oferecendo à sociedade informações oficiais com rapidez e clareza.

A página Fato ou Boato, uma das ferramentas do Programa Permanente de Enfretamento à Desinformação – que hoje conta com 162 parceiros – fomentou a circulação de conteúdos verídicos, estimulando a verificação por meio de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos. Até novembro de 2022, a página publicou 193 textos esclarecendo notícias falsas, manipuladas ou descontextualizadas.

O Tira-Dúvidas do TSE no WhatsApp também passou a atuar no combate às fake news. A ferramenta funcionou assim: osconteúdos não verificados foram encaminhados a um grupo de checadores. Assim que a checagem foi concluída, os usuários foram notificados no celular, pelo chatbot da Justiça Eleitoral.

O encontro “Plataformas Digitais e Partidos Políticos: o enfrentamento à desinformação como instrumento de promoção da democracia” apresentou aos representantes das agremiações ações voltadas às boas práticas no uso das mídias on-line, além de promover um debate sobre a conscientização quanto às regras e às políticas aplicáveis ao processo eleitoral. O TSE realizou ainda encontros regulares com representantes das legendas que disputaram as Eleições 2022 e que estão comprometidas com a democracia brasileira.

A atuação no combate à desinformação rendeu ao TSE o Prêmio Aberje 2022 nas categorias Especial e Comunicação para a Democracia.

Relacionamento com a imprensa

CDE Eleições 2022 - 09.11.2022

Um mês antes do primeiro turno das Eleições 2022, o TSE inaugurou o Centro de Divulgação das Eleições (CDE) para amparar a cobertura da imprensa nacional e internacional. Com quase 2 mil metros quadrados, o CDE contou com uma estrutura para até 400 pessoas, 7 bancadas, 60 estações de trabalho e 21 computadores.

Ao todo, o espaço oferecido pela Justiça Eleitoral recebeu 712 profissionais de 168 veículos de comunicação. O local contou ainda com um auditório para entrevistas coletivas de autoridades no dia do pleito e um ambiente com painel para entrevistas (backdrop).

Para facilitar a divulgação dos dados, foram instalados cinco telões para exibir informações sobre campanhas e serviços da Justiça Eleitoral. E a apuração dos votos foi transmitida em tempo real.

Durante o ano de 2022, foram realizados 6.497 atendimentos à imprensa. A cobertura de eventos, sessões e eleições contou com a produção de 113.919 fotografias. O Portal do TSE foi acessado mais de 630,5 mil vezes. Ao todo, foram 1.722 notícias publicadas no site da Corte Eleitoral e outras 155 na Intranet do Tribunal, a rede interna voltada aos servidores.

Série Relatório de Gestão 2022 - ações de comunicação 13.04.2023

Série Relatório de Gestão 2022 - ações de comunicação 13.04.2023

Rádio e TV

Nas emissoras de rádio e de televisão, foram realizadas 23 campanhas voltadas à prestação de serviços e a esclarecimentos à população para que o direito ao voto fosse exercido com tranquilidade e responsabilidade. O material também foi compartilhado nas redes sociais do TSE e da Justiça Eleitoral.

A campanha Eleições 2022: seu voto faz o país divulgou o fechamento do cadastro eleitoral, em maio, e a Semana do Jovem Eleitor. O material contribuiu para que a Justiça Eleitoral batesse recorde no registro de novos eleitores: entre janeiro e abril, o país ganhou 2.042.817 novos votantes entre 16 e 18 anos, um aumento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2018, ano em que também foram realizadas Eleições Gerais.

Outro destaque foi a #PazNasEleições. Exibida em emissoras de rádio, TV e nas redes sociais do TSE, a ação entrou em campo, ganhou os gramados dos estádios de futebol e vestiu o Cristo Redentor com a camiseta da campanha.

Cristo Redentor veste camisa da campanha Paz nas Eleições 2022

90 anos da Justiça Eleitoral

Como parte das celebrações dos 90 anos da Justiça Eleitoral, em fevereiro de 2022, o TSE lançou a série Mesários - A Justiça Eleitoral Mora ao Lado. Em forma de entrevista no canal do TSE no YouTube e de reportagens no Portal do TSE, o material mostra que o sistema democrático que garante as eleições só é possível graças ao trabalho de mesárias e mesários que participam ativamente do processo eleitoral em todo o país. Até 30 de novembro, foram publicadas 81 histórias.

Canais de divulgação

Série Relatório de Gestão 2022 - Ações de Comunicação 13.04.2023

As ações desenvolvidas pela Secom/TSE foram divulgadas em veículos de comunicação e em diferentes plataformas, como o Portal do TSE na internet, a Rádio e a TV Justiça, o canal do TSE no YouTube e as redes sociais da Justiça Eleitoral. O conteúdo produzido também foi encaminhado por aplicativos de mensagens, como WhatsApp e Telegram.

As redes sociais Twitter (635 mil), Instagram (432,8 mil) e Facebook (308,5 mil) lideraram o ranking de seguidores e alcançaram os maiores crescimento e alcance entre o público. Também em 2022 foi criado o perfil do TSE no Kwai.

Série Relatório de Gestão 2022 - ações de comunicação 13.04.2023

DV, DB/LC, DM

Leia mais:

12.04.2023 - Relatório de Gestão 2022: números comprovam grandeza das eleições e atuação eficiente do TSE

11.04.2023 - Transparência: Relatório de Gestão 2022 do TSE pode ser consultado na internet

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