Abril Indígena: educação política e incentivo à participação feminina são destaques nas ações do TRE-PB
Atividades junto às comunidades do litoral do estado promovem informação e cidadania aos povos originários
A educação política e o incentivo à participação feminina na política são as principais ações para os povos indígenas da Paraíba. O Tribunal Regional Eleitoral do estado (TRE-PB) realiza periodicamente iniciativas com a temática junto às comunidades indígenas que vivem, principalmente, no litoral paraibano.
Na região dos municípios de Rio Tinto e Baía da Traição é onde se concentra a maior parte da população indígena local, cuja maioria é formada pela etnia Potiguara. É exatamente nesta localidade que o TRE-PB atua e promove atividades de educação política para as 32 comunidades indígenas, atendendo mais de 300 pessoas.
Para o cacique Sandro Gomes Barbosa, receber a Justiça Eleitoral no apoio de conscientização da população é um passo importante para promoção da educação política. Segundo ele, “os parentes” tiveram a oportunidade, por meio da Justiça Eleitoral, de saberem a importância e “valor do seu voto” e de se tornarem multiplicadores das informações recebidas sobre o processo eleitoral.
A Escola Judiciária Eleitoral da Paraíba (EJE/TRE-PB) também ajuda na ampliação das ações de inclusão cidadã no estado. Por meio da EJE, é realizado também o projeto Cidadania em Movimento, que promove atividades voltadas à informação e ao incentivo à participação política.
Segundo a coordenadora da EJE/TRE-PB, Ana Karla Farias, essas atividades junto à população que vive na localidade indígena ajudam no engajamento e incentivam maior participação desse segmento da sociedade. “São ações fundamentais para conscientizar sobre a importância do voto e seu poder no fortalecimento da democracia e pela defesa dos direitos dos nossos indígenas, em prol de uma sociedade mais justa e inclusiva”, afirmou.
Participação feminina
O TRE-PB, por meio da Comissão de Participação Feminina, promoveu seminários e rodas de debates que integraram temas com o objetivo de fortalecer a inclusão de mulheres nos espaços políticos e de combate ao racismo.
No evento Mulheridade e Poder: Combatendo o racismo, por uma agenda inclusiva e por mais mulheres na política, promovido pela Corte Regional e que contou com a presença da cacique Claudecir Braz – cacique Cal, que vive na da Aldeia Monte Mor, em Rio Tinto (PB), foram destacadas as dificuldades da atuação feminina nos diversos espaços da sociedade.
Para a cacique Cal, que atua como liderança indígena há mais de 15 anos, a conquista dos direitos dos povos indígenas e a inserção de mulheres nesses movimentos e, principalmente, na política são muito importantes e devem ser encorajadas por todas e todos.
Série Abril Indígena
Desde o dia 11 de abril, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publica a série Abril Indígena – A JE em prol da cidadania dos povos originários. A ideia é destacar, por meio de matérias especiais, as diversas iniciativas desenvolvidas pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) para atender os povos originários. Os textos serão divulgados até o dia 19 de abril, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas.
TP/CM, DM, com informações do TRE-PB
Leia mais:
14.04.2023 – Abril Indígena: TRE-PE prepara ações inclusivas para povos originários no estado
14.04.2023 – Abril Indígena: TRE-MG propicia treinamento em urnas adaptadas à cultura das comunidades
13.04.2023 – Abril Indígena: reserva em Alta Floresta D’Oeste (RO) tem quase mil eleitores
13.04.2023 – Abril Indígena: TRE do Tocantins realiza programa de inclusão sociopolítica dos povos originários
12.04.2023 – Abril Indígena: Justiça Eleitoral em Roraima alcança comunidades isoladas
12.04.2023 – Abril Indígena: projetos do TRE Pará levam cidadania a áreas de difícil acesso
11.04.2023 – Abril Indígena: TRE do Acre promove atendimento itinerante para revisão biométrica da população originária
11.04.2023 – Abril Indígena: ação do TRE-AM leva informações na língua original das comunidades indígenas
01.04.2023 – Abril Indígena: a Justiça Eleitoral em prol da cidadania dos povos originários