Clica e Confirma: entenda o uso de celular e de armas no dia da votação
Programa também fala sobre acessibilidade da urna eletrônica, que agora tem libras para pessoas com deficiência auditiva
O Clica e Confirma desta semana vai explicar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre o uso de celular e o porte de armas no dia da votação. O programa conversou com o advogado Antônio Rodrigo Machado, especialista em Direito Administrativo, que foi convidado para falar sobre as alterações na Resolução nº 23.669, aprovadas pelo Plenário na sessão administrativa do dia 1° de setembro.
O advogado explicou como essas alterações promovem a democracia e o direito ao voto secreto e garantem ainda mais a segurança da sociedade. A fiscalização quanto ao uso do celular será feita pelas autoridades eleitorais, pelo presidente de mesa e pelos mesários.
A edição desta semana também fala sobre as novidades na acessibilidade da urna eletrônica, uma delas é a inclusão de libras para pessoas com deficiência auditiva.
No quadro “Justiça Eleitoral Mora ao Lado”, a jornalista Jane Costa traz a história do mesário Cleber Ponciano, de Cavalcante (GO). Ele é professor de matemática na comunidade quilombola Kalunga, mas também ensina aos alunos sobre cidadania para que aprendam a votar inclusive para o grêmio estudantil.
O programa
O programa é apresentado pelo jornalista Fábio Ruas. Episódios inéditos do Clica e Confirma estão disponíveis todas as sextas-feiras, às 11h, no canal do TSE no Spotify e nas plataformas Google Podcasts e Apple Podcasts e no Portal do TSE.
O programa é produzido pela Secretaria de Comunicação e Multimídia do TSE e também é veiculado por emissoras de rádio parceiras da Corte Eleitoral em todo o país.
Acompanhe os episódios semanais e fique por dentro.
BC/CM