Missões de Observação: AJD afirma em relatório que Eleições 2022 celebraram a democracia
Associação, que integra Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral, ressaltou em relatório a integridade do processo eleitoral brasileiro
As Eleições Gerais de 2022 também foram acompanhadas por Missões de Observação Eleitoral (MOEs) nacionais, como a da Associação Juízes para a Democracia (AJD). Após o término do pleito, a entidade divulgou um relatório destacando que, mais uma vez, foi “celebrada a democracia” no Brasil. A AJD é integrada por 15 associações, atuantes em oito estados, e integra a Coalizão em Defesa do Sistema Eleitoral.
No relatório, a Associação ressaltou o reconhecimento dos resultados da eleição, “enaltecendo a integridade, credibilidade e organização do processo eleitoral brasileiro em todas as suas etapas e festeja o fortalecimento da democracia brasileira”.
A entidade também destacou a participação ativa dos integrantes do Observatório de Transparência das Eleições (OTE), que teve como finalidade colaborar com a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas tarefas de ampliar a publicidade de todas as etapas do processo eleitoral, aumentar o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação e resguardar a integridade das eleições.
Além disso, a AJD também enfatizou a importância dos trabalhos das MOEs, que “contribuem para o aperfeiçoamento do processo eleitoral brasileiro, ampliam sua transparência e integridade, bem como fortalecem a confiança pública nas eleições”.
Acesse a íntegra do relatório da AJD.
TP/LC, DM