Na abertura da sessão plenária do TSE, ministro Fachin convida jovens a tirar o primeiro título de eleitor
Recado dado nesta terça (15), durante a Semana do Jovem Eleitor, foi direcionado às brasileiras e aos brasileiros com 16 e 17 anos
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, abriu a sessão plenária desta terça-feira (15) com um recado aos jovens brasileiros: a importância do título de eleitor para quem terá 16 ou 17 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno das Eleições Gerais de 2022.
Fachin lembrou que começou nesta segunda (14) em todo o país a Semana do Jovem Eleitor 2022, mobilização nacional promovida pela Justiça Eleitoral para incentivar a participação da juventude no pleito deste ano. Eleitores com 17 anos ou que farão 16 anos até 2 de outubro podem exercer o direito do voto e, para isso, basta tirar o título até 4 de maio, véspera do fechamento do cadastro eleitoral para o pleito de outubro.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem hoje cerca de 10 milhões de jovens dentro dessa faixa etária. “É por meio do nobre e valioso exercício da cidadania que essa importante parcela da população pode ajudar a escrever os capítulos da história do Brasil”, afirmou o presidente da Corte Eleitoral.
Tuitaço
Para ampliar ainda mais os esforços realizados em favor da participação dos jovens nas Eleições 2022, o TSE liderará na quarta-feira (16), a partir das 10h, uma ação lúdica, educativa, apartidária e voluntária para sensibilizar ainda mais a juventude brasileira: um tuitaço marcado pela hashtag #RolêdasEleições. A mobilização no Twitter terá como principal objetivo o incentivo aos jovens para que emitam o primeiro título de eleitor.
O tuitaço reunirá influenciadoras e influenciadores digitais, artistas, clubes do futebol brasileiro, instituições públicas, movimentos estudantis, organizações internacionais e da sociedade civil, todos mobilizados para incentivar o primeiro voto e a emissão do título pelos jovens.
“Toda voz nesse mutirão digital importa. Convidamos todas e todos para participar com a publicação de uma mensagem de incentivo no Twitter com a hashtag #RolêdasEleições. Esse pequeno gesto será uma grande contribuição para o fortalecimento da nossa democracia. Aquele que não vota, por qualquer razão, deixa os outros decidirem por ele. Tire o título, vote e ajude a garantir a democracia no Brasil. Vamos juntos, uma vez mais, fazer eleições limpas e seguras”, conclamou Fachin.
JM/LC, DM