Eleições 2022: participe do tuitaço para incentivar a participação dos jovens
Mobilização #RolêDasEleições faz parte da Semana do Jovem Eleitor, que acontece de 14 a 18 de março em todo o Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convoca todas e todos para o tuitaço que acontece nesta quarta-feira (16), a partir das 10h, com o objetivo de incentivar a participação da juventude no processo eleitoral. Use a hashtag #RolêDasEleições e publique no Twitter uma mensagem de incentivo a uma maior presença dos jovens nas eleições de 2022.
A ação faz parte das atividades da Semana do Jovem Eleitor, que acontece de 14 a 18 de março, com o objetivo de estimular os novos eleitores a tirar o título e exercer o direito ao voto e a participar ativamente do processo democrático do país.
A mobilização nacional promovida pela Justiça Eleitoral tem foco principal nos eleitores que completam 16 ou 17 anos até o dia 2 de outubro, data do primeiro turno. Esse público tem voto facultativo e para participar do pleito precisa solicitar o documento até 4 de maio.
A expectativa é que as mensagens alcancem milhões de pessoas ao longo do dia, com a participação nas redes sociais de dezenas de instituições, influenciadoras e influenciadores digitais, artistas, clubes do futebol brasileiro, instituições públicas, movimentos estudantis, organizações internacionais e da sociedade civil.
Participe desta mobilização para incentivar o primeiro voto e a emissão do título pelos jovens. Mas lembre-se de usar a #RolêDasEleições.
Bora Votar!
Não é de hoje que a Justiça Eleitoral utiliza as redes sociais para estimular o interesse dessa faixa etária em participar da vida política e conscientizar os jovens sobre o potencial que o voto tem de mudar a realidade do país, inclusive com campanhas nacionais veiculadas em rede nacional de rádio e televisão.
No ano passado, a campanha “Bora Votar! Eu vou porque eu posso”, incentivou o alistamento eleitoral e o voto consciente dos jovens de 16 e 17 anos que ainda não são obrigados a votar, mas podem escolher participar e ajudar a eleger os representantes nos Poderes Executivo e Legislativo.
A campanha transmite a mensagem de que o Brasil pertence a toda a população brasileira e que os jovens podem fazer a diferença por meio do voto.
MC/CM, DM