TSE abre urna eletrônica em escola do DF e reforça importância do voto
A iniciativa, inédita, contou com a participação de 300 estudantes
Uma tarde para conhecer a urna por dentro, tirar dúvidas e saber mais sobre a importância das Eleições Gerais. Nesta segunda-feira (2), alunas e alunos do Centro de Ensino Médio 02 do Gama (CEM 2) tiveram essa oportunidade. Foi a primeira vez que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) visitou uma escola para promover uma ação como essa.
A visita fez parte do evento “Por Dentro da Urna” e contou com a participação do coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo, e do chefe da Seção de Voto Informatizado, Rodrigo Coimbra.
Veja vídeo no canal do TSE no YouTube.
Azevedo enfatizou que a Justiça Eleitoral precisa alcançar todos os públicos. “Precisamos chegar aos jovens que estão se formando politicamente, mostrando que a urna é segura. A gente deseja que esse seja um projeto-piloto. Queremos levar para outras escolas e fazer com que os Tribunais Regionais Eleitorais façam isso em cada unidade da Federação", relatou.
O coordenador de Tecnologia Eleitoral explicou a função de cada peça da urna. “Esse tipo de ação é importante porque a gente mostra que a Justiça Eleitoral não tem nada a esconder. A gente abre as urnas eletrônicas e explica os mecanismos de segurança”, afirmou.
Durante a visita, os integrantes da Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE também falaram sobre o risco gerado pela desinformação no processo eleitoral. Como ferramenta para combater isso, eles orientaram os jovens a buscar informações em páginas confiáveis, como a Fato ou Boato do TSE.
O diretor do colégio, Lindomar Ramos de Brito, considerou importante o interesse de alunas e alunos pelo processo eleitoral e pela democracia. "Às vezes, a gente se preocupa muito com o conteúdo, com avaliações; mas, na prática, o que faz a diferença é isso. É eles participarem e terem uma formação cidadã”, afirmou.
Como tudo começou
A escola CEM 02 do Gama não foi escolhida à toa pelo TSE. Foi um reconhecimento da iniciativa da aluna Isabel Silva Gonçalves, de 17 anos. Ela percebeu que nem todo mundo sabia como tirar o título. Por isso, com apoio de outras colegas, a estudante foi de sala em sala para falar sobre a importância do voto e da participação dos jovens na política.
“Eu acho que o jovem tem dentro de si essa vontade de mudança, e tirar o título de eleitor é querer uma mudança para o futuro”, disse a estudante.
Você já tirou o título?
A data para regularizar ou emitir o título de eleitor termina nesta quarta-feira (4). É possível realizar todo o processo de forma on-line, por meio do Título Net. Basta acessar o sistema, selecionar a opção “não tenho” na guia “Título de eleitor” e preencher todos os campos indicados com dados pessoais, como nome completo, e-mail, número do RG e local de nascimento. Você vai precisar fotografar frente e verso de um documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo) e de um comprovante de residência (conta de água ou luz, fatura de celular ou cartão de crédito). As imagens devem estar totalmente legíveis.
HV/MSM