Pílulas contra a desinformação: seja o amigo que só repassa notícia correta
Confira a 27ª pílula da série de textos curtos para combater conteúdos falsos sobre o processo eleitoral

“Proteja suas amizades e familiares da manipulação digital. Na dúvida, não repasse informações que possam causar mal-estar ou afetar e prejudicar outros grupos ou pessoas. Preserve os direitos alheios e valorize o respeito recíproco”.
De acordo com o Código Penal brasileiro, um boato sobre alguém pode ser considerado crime contra a honra. Portanto, disseminar mentira ou notícia falsa sobre a ação de uma pessoa ou instituição pode caracterizar uma atitude criminosa, passível de detenção e multas.
Se não tiver certeza do fato ou se a informação for recebida com desconfiança, exerça a cidadania: não repasse! Alerte os amigos e a família sobre aquele conteúdo que pode não ser verdadeiro e só compartilhe informações verídicas.
Os cuidados destacados nesse texto fazem parte da série #DemocraciaEmPílulas, uma iniciativa desenvolvida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) e que tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TP/LC