Pílulas contra a desinformação: notícia verdadeira e emojis não combinam

Confira a 14ª pílula da série de textos curtos para combater fake news sobre o processo eleitoral

Democracia em pílulas - 30.05.2022

“Mensagens com emojis, símbolos de alerta ou letras maiúsculas são feitas assim para chamar a atenção. Fontes confiáveis não usam esses recursos. Evite compartilhar conteúdos dramáticos ou apelativos!”

Esse é o 14º texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

 

1/ Galeria de imagens

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Geralmente, as fake news vêm carregadas de emojis, símbolos de alerta e letras maiúsculas. E isso tem um propósito. Estudos de como os conteúdos viralizam na internet são enfáticos ao falar que uma desinformação ou qualquer ponto que crie comoção ou uma reação emotiva tende a viralizar. Quando essa comoção é de medo, de angústia, de raiva, tende a se espalhar com mais sucesso comparada com uma emoção positiva.

Cientistas de dados concluíram em 2019 que as postagens com reações emocionais possibilitavam a propagação de fake news, sobretudo, pelo impulso do uso do emoji de raiva.  Então, se tem figurinhas, emojis, uso de letras maiúsculas (palavras inteiras em caixa alta) ou sinais de alerta, pare e pense. Lembre-se: na dúvida, não compartilhe.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

MM/LC

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido