Pílulas contra a desinformação: motivação ideológica fragiliza a democracia
Confira a nona pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

“A desinformação contém ideologia. A motivação ideológica tem a ver com a promoção de bandeiras ou crenças, não necessariamente relacionadas com a disputa pelo poder político. É o que acontece, por exemplo, com as narrativas que promovem discursos de ódio ou desacreditam o sistema de vacinação”.
A nona pílula da série #DemocraciaEmPílulas destaca que a manipulação e a distorção de fatos podem ser justificativas para atingir objetivos motivados a ideologias fantasiosas. Historicamente, são estratégias muito utilizadas nos regimes totalitários e que perigosamente ganham adeptos com a fragilização de regimes democráticos.
Os textos curtos da sérieintegram uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). O material busca conscientizar a população sobre como funciona a produção de notícias falsas e como isso pode afetar de maneira negativa a vontade soberana do eleitor na hora de votar.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
TP/LC