Pílulas contra a desinformação: fake news são elaboradas com conteúdo manipulado
Confira a quinta pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

“A fake news, também conhecida como notícia falsa, é só uma parte da desinformação. Porque erros jornalísticos acidentais não entram nessa categoria; e desinformação pode surgir em qualquer declaração pública ou grupo de mensagens, fora de reportagens e matérias de jornais.”
Esse é o quinto texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.
A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.
As fake news são elaboradas com conteúdo manipulado exatamente para enganar. Elas podem ter apenas conteúdo falso, do começo ao fim, ou até mesmo usar informações verdadeiras, mas fora do contexto original. Por isso, na dúvida, não compartilhe.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
MM/CM