Pílulas contra a desinformação: erros de português podem sinalizar que a notícia é falsa

Confira a 13ª pílula da série de textos curtos para combater fake news sobre o processo eleitoral

Democracia em pílulas - 30.05.2022

“Texto suspeito. Erros gramaticais são comuns em narrativas falsas e muito raros no jornalismo profissional. Falhas de português têm uma grande chance de sinalizar a presença de notícias falsas. Desconfie sempre de matérias cheias de erros de português e gramática”.

Esse é o 13º texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.

1/ Galeria de imagens

A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.

Uma das características mais marcantes das fake news é a presença de erros de português. No jornalismo profissional, os textos passam por edição e revisão, exatamente para evitar erros de ortografia ou gramaticais.

Além disso, normalmente notícias falsas costumam apresentar também erros de formatação, letras em caixa alta e uso exagerado de pontuação ou emojis. Por isso, preste bastante atenção e, na dúvida, não compartilhe.

Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: InstagramFacebookTwitterFlickrYouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.

 

MM/LC

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido