Pílulas contra a desinformação: desconfie de mensagens com apelo emocional
Confira a 21ª pílula da série de textos curtos para combater notícias falsas sobre o processo eleitoral

“A desinformação quer despertar reações fortes. Desconfie de mensagens com apelo emocional – especialmente se forem negativas. Se te causam raiva ou indignação, não repassar preserva relações e evita conflitos. Respeite sempre o pensamento, a reputação e os sentimentos das pessoas”.
Esse é o 21o texto da série #DemocraciaEmPílulas, que publica durante todos os dias deste mês de junho mensagens curtas nas redes sociais para reforçar a importância do combate à desinformação no processo eleitoral.
A iniciativa integra uma parceria do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o Tribunal Regional da Bahia (TRE-BA) e tem o objetivo de conscientizar cidadãs e cidadãos sobre a relevância do combate às fake news, uma missão de todos.
Toda notícia falsa tem uma direção clara. Ela recorre a um exagero, ao sensacionalismo, a informações bombásticas e improváveis, porque o objetivo é mexer com a emoção das pessoas.
Mensagens que despertam raiva ou indignação podem até fazer com que o leitor perca temporariamente o juízo de valor. Assim, a tendência é que as pessoas compartilhem esses conteúdos sem pensar duas vezes.
Por isso, é sempre bom refletir quando você tiver contato com informações que te afetem muito. Antes de passar para frente, pense: Será que é verdade? Isso que está escrito realmente aconteceu? Na dúvida, não compartilhe.
Siga os perfis do TSE nas redes sociais e fique por dentro: Instagram, Facebook, Twitter, Flickr, YouTube e TikTok. Para mais informações sobre voto seguro, estatísticas eleitorais e serviços úteis ao eleitor, converse com o chatbot do Tribunal no WhatsApp.
MM/LC
Leia mais: