Confira a pauta da sessão do TSE de encerramento do 1º semestre forense de 2022

Sessão extraordinária será realizada nesta sexta (1º), a partir das 14h. Transmissão será pelo canal do Tribunal no YouTube e pela TV Justiça

plenário vazio

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) encerra o primeiro semestre forense de 2022 com uma sessão plenária extraordinária que acontecerá nesta sexta-feira (1º), a partir das 14h. Na sessão, que será transmitida ao vivo pelo canal do Tribunal no YouTube e pela TV Justiça, os ministros devem analisar três consultas, uma petição e dois habeas corpus.

Na primeira consulta, o Partido Social Democrático (PSD) faz novo questionamento à Corte sobre a arrecadação e gestão de recursos eleitorais angariados por meio de transferências via PIX. A consulta – cujas indagações haviam sido respondidas afirmativamente no dia 31 de maio –, voltou ao Plenário na sessão desta quinta-feira (30), quando teve a análise interrompida por um pedido de vista do ministro Edson Fachin. A relatoria da consulta é do ministro Sérgio Banhos.

A segunda e a terceira consultas são relatadas pelo ministro Mauro Campbell Marques. Uma delas foi formulada pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), que questiona sobre a distribuição dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), conhecido como Fundo Eleitoral, em especial às concorrentes do gênero feminino e às candidatas e aos candidatos negros.

A outra, apresentada pelo deputado federal Gilberto Nascimento (PSC-SP), indaga ao TSE sobre doações para campanhas políticas por pessoas cuja única fonte de renda é o serviço público federal ou que exploram comercialmente serviços públicos mediante permissão ou concessão.

Também consta da pauta da sessão administrativa uma petição apresentada pelo partido Democracia Cristã, de relatoria do ministro Edson Fachin. Nela, a agremiação contesta o cálculo dos valores do Fundo Eleitoral que lhe foram destinados.

Sessão jurisdicional

Por fim, na pauta da sessão jurisdicional, consta um habeas corpus de relatoria do ministro Carlos Horbach, impetrado em benefício do advogado Cleber Stevens Gerage e de seu pai, Domingos Gerage (PRTB-SP), candidato não eleito a vereador do município de Atibaia (SP) nas Eleições Municipais de 2020.

Os dois respondem pelo crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral: omitir, em documento público ou particular, declaração que dele devia constar, ou nele inserir ou fazerinserir declaração falsa ou diversa da que devia ser escrita, para fins eleitorais.

O julgamento do caso começou na sessão jurisdicional por meio eletrônico de 3 a 9 de junho e foi interrompido por pedido de destaque formulado pelo ministro Alexandre de Moraes.

Sustentação oral

Os advogados que pretendem fazer sustentação oral durante as sessões, seja por videoconferência, seja de forma presencial, devem preencher o formulário disponível no Portal do TSE com 24 horas de antecedência. Aqueles que forem realizar sustentação oral diretamente do Plenário do Tribunal também devem encaminhar comprovante de vacinação com, no mínimo, duas doses da vacina contra o novo coronavírus.

Transmissão on-line

A sessão de julgamento poderá ser assistida, ao vivo, pela TV Justiça e pelo YouTube do TSE. Os vídeos com a íntegra de todos os julgamentos ficam disponíveis na página para consulta logo após o encerramento da sessão. Você também pode ouvir, no seu tocador de podcast favorito, a íntegra de cada julgamento na playlist Plenário TSE.

As sessões plenárias também são transmitidas ao vivo pela Rádio Justiça, em FM 104.7, no YouTube e no Twitter.

Confira a relação completa dos processos da sessão de julgamento desta sexta-feira (1º). A pauta está sujeita a alterações.

Para mais conteúdos relacionados ao processo eleitoral e à segurança das urnas, inscreva-se no canal do TSE no YouTube.

Acompanhe também as decisões da Corte Eleitoral no Twitter.

RG/LC

Processos relacionados: CTA 0600011-05, CTA 0600062-16, CTA 0600244-02, PET 0600435-47 e HC 0600152-24

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido