Presidente do TSE acompanha eleições em Portugal
Barroso participou como observador convidado e elogiou respeito à democracia
Neste final de semana, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, participou como observador nas eleições de Portugal.
Foram realizadas eleições legislativas no domingo (30), e os deputados eleitos para compor a Assembleia da República vão determinar quem será o próximo primeiro-ministro português. O Partido Socialista, liderado pelo atual primeiro-ministro, Antonio Costa, foi o vencedor e conquistou ampla maioria no Parlamento.
O resultado das urnas contrapõe o que indicavam as pesquisas e, nesse ponto, o ministro Barroso destaca a organização do pleito e, acima de tudo, o respeito à democracia e ao resultado das urnas.
“As pesquisas indicavam empate técnico. Para surpresa geral, o Partido Socialista obteve maioria absoluta. Ainda assim, ninguém questionou o resultado nem fez acusações infundadas. Nessa matéria, Portugal está um passo civilizatório à frente de muitas partes do mundo”, afirma o presidente do TSE.
Barroso esteve em Lisboa a convite da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) e seguiu a programação definida pela entidade com visita aos locais de votação, visita à Assembleia de voto na capital do país, até o acompanhamento da divulgação dos resultados.
CM/LG, DM