A JE Mora ao Lado: amor e carinho são elementos fundamentais para ser mesária, destaca voluntária
Atuando na função há mais 20 anos, Simone Francisco da Silva Loiola foi mãe por duas vezes no período, tendo trabalhado grávida em uma das eleições
Lá se vão mais de 20 anos desde a primeira vez que Simone Francisco da Silva Loiola participou de uma eleição como mesária voluntária. Ela, que mora em Coronel Sapucaia (MS), festeja a oportunidade de contribuir para o país por meio da Justiça Eleitoral. “Quando fiz meu primeiro título, já fui convidada a ser voluntária e aceitei. A partir daí, nunca mais parei de trabalhar como mesária”, conta, orgulhosa.
Veja vídeo no canal do TSE no YouTube .
Ao longo das duas décadas em que atuou como mesária voluntária, Simone teve dois filhos e, em uma das eleições estava grávida, mas nem assim deixou de comparecer. “Mesmo com um barrigão, eu estava lá, pois queria ter contato com as pessoas, rever os eleitores antigos e conhecer os novos. Muitas pessoas que não lembravam o número da seção me diziam que sabiam onde votariam por ser o local onde eu estava. Essa é uma das frases que me deixa mais feliz em servir", afirma.
A voluntária destaca toda a confiabilidade do sistema eletrônico de votação ao citar o “sigilo do voto e o trabalho realizado para que o eleitor vote com segurança e confiança”. Além disso, faz questão de deixar um recado para os jovens eleitores: “Meu conselho é para quem está iniciando agora a vida de eleitor. Se forem convocados, aceitem o convite, porque é um trabalho bacana, que desenvolvemos com amor e carinho. Pretendo ficar bem velhinha lá, trabalhando”.
Como ser mesário voluntário
Quem deseja atuar como mesário nas eleições de outubro pode obter mais informações na página do mesário voluntário , no Portal no TSE, e fazer a inscrição no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. É preciso informar o nome completo, o número do título eleitoral, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita por meio do aplicativo e-Título .
Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular junto à Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário – seja voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.
Durante todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD), ou, ainda, mediante o aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. Na capacitação, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e as soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.
Vantagens de ser mesário
Além da oportunidade de atuar para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, os mesários são recompensados com o direito a dois dias de folga no trabalho. Caso tenha participado do treinamento, mais dois dias são acrescentados.
O trabalho como mesário ainda pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular se a instituição universitária em que estiver matriculado possuir convênio com o TRE local.
A JE Mora ao Lado
Para celebrar os 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, data comemorada no dia 24 de fevereiro, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicará, ao longo do ano, a série “Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado”. Os textos vão contar, por meio da experiência desses importantes colaboradores, a importância do mesário no processo eleitoral brasileiro.
A ideia desta série é reconhecer e valorizar o esforço de cidadãos anônimos que, a cada dois anos, doam tempo e trabalho para que o Brasil fortaleça o sistema democrático realizando eleições livres e confiáveis.
Os textos serão publicados diariamente durante o mês de fevereiro na página de notícias do Portal do TSE. O intuito é que os milhares de colaboradores espalhados pelo país se sintam homenageados e representados por cada história.
JM/LC, DM
Leia mais:
01.02.2022 – A JE Mora ao Lado - série mostra histórias de pessoas que atuam para garantir a cidadania por meio do voto