Bancos de dados do Cadastro Eleitoral passam por manutenção preventiva no fim de semana
Sistemas ELO, e-Título, Título Net e outros serviços ficarão indisponíveis entre a 0h de sábado (17) e às 20h de domingo (18)

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) realiza neste fim de semana manutenção preventiva nos bancos de dados do Cadastro Eleitoral. Para que o procedimento seja realizado, os sistemas ficarão inacessíveis entre a 0h de sábado (17) e às 20h de domingo (18).
Durante esse período, estarão indisponíveis os sistemas ELO, Título Net, e-Título e outros serviços associados que utilizam informações do Cadastro Nacional de Eleitores.
A manutenção atende ao que estabelece a Resolução TSE nº 23.666, de 9 de dezembro de 2021.
156 milhões de eleitores
A partir do Cadastro Eleitoral, é possível pesquisar o perfil do eleitor brasileiro. As estatísticas são extraídas e consolidadas mensalmente. Conforme a atualização mais recente, em novembro deste ano, 156.145.292 eleitoras e eleitores estão aptos a votar.
Urna eletrônica e biometria
A informatização do Cadastro Nacional dos Eleitores ocorreu entre 1985 e 1986. Em 1994, oito anos depois, o TSE realizou pela primeira vez o processamento eletrônico do resultado das eleições gerais daquele ano.
A continuidade desse trabalho gerou a urna eletrônica, a votação eletrônica, o cadastramento biométrico do eleitorado e a Identificação Civil Nacional (ICN), cujo principal produto é o Documento Nacional de Identidade (DNI).
DV/LC, DM