Peritos da Polícia Federal concluem inspeção ao sistema eletrônico de votação no TSE

Durante toda a semana, especialistas realizaram diversos testes em todas as etapas do sistema

Foto: LR Moreira/Secom/TSE - Inspeção código-fonte 26.08.2022

Terminou nesta sexta-feira (26) a inspeção da equipe técnica da Polícia Federal em todas as etapas do sistema eletrônico de votação, nos respectivos componentes internos e no software da urna eletrônica. O trabalho, que começou na segunda-feira (22) e se estendeu por toda a semana, foi realizado na Sala Multiúso, no subsolo do edifício-sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), preparada especialmente para o ciclo de inspeções das Eleições 2022.

A Secretaria de Tecnologia da Informação do TSE (STI/TSE) acompanhou os peritos e forneceu informações e esclarecimentos sobre a segurança do processo eleitoral. A estrutura faz parte do Ciclo de Transparência Eleitoral, previsto na Resolução TSE nº 23.673/2021.

1/ Galeria de imagens

Sala Multiúso

Montada pelo TSE em outubro de 2021, a Sala Multiúso é um espaço físico criado especialmente para receber partidos políticos e entidades interessadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito deste ano. O local seguirá funcionando até setembro de 2022.

O modelo UE2020, versão mais atual da urna, foi amplamente estudado pelos especialistas da PF. Universidades de renome nacional, como a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), já entregaram ao TSE as conclusões dos estudos aprofundados que realizaram em todo o sistema eleitoral que será usado nas Eleições 2022.

Transparência

Em sucessivas eleições, tanto municipais quanto gerais, o TSE estimula a participação e o envolvimento de representantes de organismos públicos e privados na fiscalização minuciosa da construção dos softwares que integrarão o sistema eletrônico de votação, apuração e totalização dos resultados.

Vinculada ao Ministério da Justiça, a Polícia Federal é uma das diversas entidades habilitadas por resolução a acompanhar o desenvolvimento e a fiscalizar os sistemas eleitorais do país. As inspeções também podem ser realizadas por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Polícia Federal, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas e de universidades, entre outras instituições.

Cerimônia de Lacração

Na próxima semana, o TSE realiza a Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos Sistemas Eleitorais das Eleições 2022. O evento acontece de 29 de agosto a 2 de setembro, no Espaço Multiúso, das 10h às 18h.

No encerramento, marcado para sexta-feira (2), às 18h, os sistemas serão assinados pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, e por diversas autoridades presentes. Em seguida, serão lacrados digitalmente e fisicamente e, logo após, serão armazenados na sala-cofre do Tribunal.

RS/LC, DM

Leia mais:

26.08.2022 - Cerimônia de Assinatura Digital e Lacração dos sistemas das Eleições 2022 começa na segunda (29)

25.08.2022 - Universidades validam nova urna e códigos-fonte dos sistemas eleitorais

24.08.2022 - No TSE, peritos da Polícia Federal inspecionam software da urna eletrônica

23.08.2022 - TSE abre urna eletrônica para técnicos da Polícia Federal

22.08.2022 - Técnicos da Polícia Federal iniciam inspeção dos códigos-fonte da urna

 

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido