Ao lançar campanha para mesários, Fachin convida eleitores a serem “embaixadores da democracia”
Convite foi feito durante a sessão de abertura do 2 semestre forense. Iniciativa começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o país
Na abertura do segundo semestre forense de 2022, nesta segunda-feira (1º), o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, convidou brasileiras e brasileiros a participarem das Eleições 2022 como mesárias e mesários, atuando como “embaixadores da democracia”. O convite foi feito ao lançar a mais recente campanha da Corte sobre o tema, que começou a ser veiculada hoje nas emissoras de rádio e televisão de todo o país.
“É nossa expressão a todas e todos para que aceitem essa nobre missão. Quem trabalha nas eleições é parte da solução e com a participação delas e deles é que a democracia fica completa”, destacou Fachin.
A peça de divulgação mostra a imagem de várias brasileiras e brasileiros e reforça o papel da população no fortalecimento da democracia e dos mecanismos que garantem o pleno funcionamento do processo eleitoral.
Acesse os arquivos da campanha.
Como ser mesário
Pessoas maiores de 18 anos em situação regular com a Justiça Eleitoral podem receber uma convocação para trabalhar como mesário ou se voluntariar. Além de prestar um serviço à democracia e ao país, aqueles que atuarem no pleito terão os dias trabalhados contados como horas complementares em cursos universitários, servirão como critério de desempate em concurso público – se houver essa previsão no edital – e terão direito a dois dias de folga por cada dia trabalhado, sem perder o salário.
Confira como se inscrever para mesário nas Eleições 2022.
TP/LC, DM
Leia mais:
01.08.2022 – Campanha do TSE convida eleitorado brasileiro a atuar como mesário nas Eleições 2022