A JE Mora ao Lado: voluntária conta como superou o nervosismo na primeira experiência como mesária
Antônia Navegantes iniciou trajetória como colaboradora da Justiça Eleitoral há três eleições, após convite feito por uma tia que atua em cartório
Em 2016, a recém-habilitada mesária Antônia Jessica Silva Navegantes, de Santo Antônio do Tauá (PA), passou por uma situação crítica nas eleições daquele ano. Ela – que aceitou o convite de uma tia que trabalha em um cartório eleitoral para ser voluntária – se deparou com um problema já próximo ao encerramento do pleito: uma das eleitoras entrou com celular na cabina de votação e tirou uma foto da urna.
Veja a entrevista no canal do TSE no YouTube .
“Me recordo que ela estava um pouco embriagada. Já estávamos na reta final da eleição. Era meu primeiro ano na função de mesária, tudo era novidade e eu estava muito nervosa. Minha reação foi a de pegar o celular dela e pedir para apagar a foto. Ela não atendeu ao pedido e só fez isso após a ameaça de chamar a polícia”, lembra.
Para a mesária, aquela foi uma situação marcante e cheia de aprendizado para os anos subsequentes. “Fui obrigada a encerrar a votação da pessoa sem ela ter terminado e precisei retirá-la da seção. Foi um grande sufoco na hora, principalmente por conta do meu nervosismo e inexperiência, mas deu tudo certo e consegui dar continuidade às atividades que exercia”, conta orgulhosa.
Apesar da tensão já na primeira eleição, ela continuou a exercer a função de mesária voluntária e quer permanecer assim por muitos pleitos ainda. “Se você é jovem e quer entender o processo eleitoral, se candidatar como mesário voluntário é uma das melhores opções, porque você consegue acompanhar o processo de montagem das urnas. Há um treinamento para fazer tudo acontecer. Foi uma das melhores escolhas que fiz, porque hoje tenho um conhecimento bem mais abrangente em relação à política e ao processo eleitoral”, completa Antônia Jessica.
Como ser mesário voluntário
Quem deseja atuar como mesário nas eleições de outubro pode obter mais informações na página do mesário voluntário, no Portal no TSE, e fazer a inscrição no site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do estado. É preciso informar o nome completo, o número do título, a data de nascimento e os nomes dos pais. A inscrição também pode ser feita pelo aplicativo e-Título.
Em regra, qualquer brasileira ou brasileiro que esteja em situação cadastral regular na Justiça Eleitoral e seja maior de 18 anos pode ser mesário, voluntário ou convocado. As exceções são os candidatos, cônjuges e parentes até segundo grau; membros de diretórios de partidos políticos com função executiva; autoridades e agentes policiais que exerçam cargo de confiança no Poder Executivo; e quem trabalha na Justiça Eleitoral.
Ao longo de todo o ano eleitoral, os mesários são capacitados por meio de uma plataforma de ensino à distância (EaD), ou, ainda, pelo aplicativo Mesário. Os TREs, de acordo com a possibilidade logística e sanitária, também podem organizar treinamentos presenciais. Nessas capacitações, os futuros mesários terão noções sobre o fluxo de votação, os procedimentos a serem adotados na seção eleitoral e soluções para eventuais problemas. Também receberão um checklist de início do trabalho e do encerramento do dia de votação.
Vantagens de ser mesário
Além da oportunidade de atuar para o fortalecimento da democracia brasileira e do Estado Democrático de Direito, o mesário é recompensado com dois dias de folga no trabalho. Caso tenha participado do treinamento, mais dois dias são acrescentados.
O trabalho como mesário pode servir como critério de desempate em concursos públicos (caso esteja previsto no edital). O mesário universitário conta com mais uma vantagem: 30 horas de crédito na grade extracurricular se a instituição universitária em que estiver matriculado possuir convênio com o TRE local.
A JE Mora ao Lado
Para celebrar os 90 anos de criação da Justiça Eleitoral, data comemorada no dia 24 de fevereiro, o Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicará, ao longo do ano, a série Mesários – A Justiça Eleitoral Mora ao Lado . Os textos vão contar, por meio da experiência desses importantes colaboradores, a importância do mesário para o processo eleitoral brasileiro.
A ideia da série é reconhecer e valorizar o esforço de cidadãs e cidadãos anônimos, que, a cada dois anos, doam tempo e trabalho para que o Brasil fortaleça o sistema democrático ao realizar eleições livres e confiáveis. O intuito é que os milhares de colaboradores espalhados pelo país se sintam homenageados e representados por cada história.
JM/LC, DM
19.04.2022 – A JE Mora ao Lado: mesária tem a oportunidade de atuar em comunidade rural onde nasceu e foi criada
14.04.2022 – A JE Mora ao lado: mesária há 37 anos enaltece o voto de pessoas com mais de 70
12.04.2022 - A JE Mora ao Lado: paraense acredita que o trabalho como mesário fortalece a democracia
07.04.2022 - A JE Mora ao Lado: o mesário e a relação de confiança com o eleitor
05.04.2022 - A JE Mora ao Lado: voluntária atua há mais de 15 anos como mesária em Curitiba (PR)
31.03.2022 - A JE Mora ao Lado: cadeirante conta como superou adversidades para atuar como voluntária nas eleições
29.03.2022 - A JE Mora ao Lado: eleitor se tornou mesário para dar um passo a mais no exercício da cidadania
24.03.2022 - A JE Mora ao Lado: baiano realizou o sonho de participar das eleições como mesário
22.03.2022 - A JE Mora ao Lado: “O trabalho como mesária contribuiu para meu crescimento”, diz professora
17.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesária voluntária exerce a função por se considerar patriota
15.03.2022 - A JE Mora ao Lado: professora trabalha como mesária desde 1989
10.03.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário recebe eleitores com café da manhã e tapete vermelho
08.03.2022 - A JE Mora ao Lado: conheça a professora que transformou a seção eleitoral em ponto de encontro de amigos
03.03.2022 - A JE Mora ao Lado: a festa da democracia é o principal incentivo para os mais jovens se voluntariarem como mesários
24.02.2022 - A JE Mora ao Lado: aos 26 anos, mesária atua pela terceira vez como voluntária
22.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário há 20 anos, participou pela primeira vez ainda na universidade
17.02.2022 - A JE Mora ao Lado: administradora afirma que atuar como mesária ajuda a construir a história
15.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário atua como voluntário desde a redemocratização, em 1988
10.02.2022 - A JE Mora ao Lado: Kevanio atua como mesário para contribuir com a democracia
08.02.2022 - A JE Mora ao Lado: mesário viaja para a cidade onde nasceu para votar e trabalhar nas eleições