Vídeo gravado por personalidades brasileiras exalta o Dia Internacional da Democracia
Pessoas de todo o país recitam texto do poeta brasileiro Nicolas Behr, feito para a Justiça Eleitoral especialmente para a data

Para comemorar o Dia Internacional da Democracia, celebrado nesta quarta-feira (15), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) convidou brasileiras e brasileiros de todo o país para recitar um poema feito pelo poeta brasileiro Nicolas Behr para a Justiça Eleitoral, especialmente para a data.
"A palavra escolheu
outra palavra
para representá-la
democracia
poderia
ter escolhido:
povo
liberdade
cidadania".
O vídeo “Vozes pela Democracia” será veiculado no canal do TSE no YouTube e em todas as redes sociais do tribunal.
O Dia Internacional da Democracia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para realçar a necessidade de promover a democratização, o desenvolvimento e o respeito pelos direitos humanos e as liberdades fundamentais.
Participaram da produção visual, entre outros convidados: o ator Dedé Santana; o músico Dinho Ouro Preto; a comentarista Gabriela Prioli; o comediante Gustavo Mendes; o ator Sérgio Malheiros; a atriz Sophia Abrahão; a médica Thelma Assis (Thelminha); o humorista Vitor DiCastro; e o radialista Vladimir Alves. O resultado é um filme que é a cara do Brasil. Vale ressaltar que os participantes não cobraram cachê para gravar o vídeo produzido pela Coordenadoria de Audiovisual (COAV), da Secretaria de Comunicação do TSE.
A produção contou também com a participação especial de Júnior Viégas, Márcio Marinho e Nelsinho Serra, músicos de Brasília que, respeitando os cuidados sanitários da Covid-19, vieram ao Tribunal para interpretar o choro mais famoso do país: “Brasileirinho”, composição de 1947 do mestre do cavaquinho Waldir Azevedo. “Fiquei muito feliz com o convite do TSE para participar, foi realmente uma honra", disse Nelsinho.
O TSE, conhecido como o Tribunal da Democracia, registra o agradecimento a todos que participaram dessa experiência de cidadania na defesa do regime político em que a soberania é exercida pelo povo por meio do voto para escolher representantes políticos.
MM/CM, DM