TSE lança playlist para ampliar acesso do público a canal no YouTube
Lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, playlist terá vídeos e programas pensados para essas pessoas

Já está disponível no canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube uma novidade que vai ajudar no acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual aos conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Tribunal (Secom-TSE) para a plataforma digital. Trata-se de uma playlist (lista) com reportagens e vídeos especiais que podem ser acessados por esse público específico. Lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a playlist será atualizada a cada 15 dias.
Confira a playlist no canal do TSE.
A playlist foi inaugurada com vídeos do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em que falam sobre os 89 anos da Justiça Eleitoral e acessibilidade da urna eletrônica. Há, também, um vídeo com uma reportagem explicando os mecanismos de acessibilidade de pessoas com deficiência à urna eletrônica.
Por meio da playlist, serão disponibilizados vídeos contendo layout e linguagem destinados a facilitar a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. Os novos vídeos vêm com formatos e recursos diferentes, tais como legendas, tradução em Libras e cores de tela pensadas para pessoas com daltonismo. Isso permitirá que diversas cidadãs e cidadãos possam receber as informações que procuram sem dificuldade.
Aumentar o acesso à informação
O objetivo da playlist é ampliar o acesso à informação ao público em geral, o que é fundamental para uma comunicação mais inclusiva – que respeita as diversidades de cada um – e para a conquista de maior equidade de conhecimento entre as pessoas. O trabalho da Secom-TSE foi realizado em parceria com a Comissão de Acessibilidade do Tribunal.
A iniciativa é mais uma ação do TSE no sentido de estimular e fortalecer o acesso do público aos canais do Tribunal nas plataformas digitais e redes sociais. A ideia da Secom-TSE é multiplicar, cada vez mais, as ações que eliminem as barreiras de comunicação entre as pessoas e os conteúdos produzidos pela Corte Eleitoral.
Conheça nesta matéria outras iniciativas de acessibilidade do TSE.
MM/EM, DM