TSE lança playlist para ampliar acesso do público a canal no YouTube

Lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, playlist terá vídeos e programas pensados para essas pessoas

TSE lança playlist 21.09.2021

Já está disponível no canal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) no YouTube uma novidade que vai ajudar no acesso de pessoas com deficiência auditiva e visual aos conteúdos produzidos pela Secretaria de Comunicação do Tribunal (Secom-TSE) para a plataforma digital. Trata-se de uma playlist (lista) com reportagens e vídeos especiais que podem ser acessados por esse público específico. Lançada no Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21 de setembro), a playlist será atualizada a cada 15 dias.

Confira a playlist no canal do TSE.

A playlist foi inaugurada com vídeos do presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, e do vice-presidente da Corte, ministro Edson Fachin, em que falam sobre os 89 anos da Justiça Eleitoral e acessibilidade da urna eletrônica. Há, também, um vídeo com uma reportagem explicando os mecanismos de acessibilidade de pessoas com deficiência à urna eletrônica.

Por meio da playlist, serão disponibilizados vídeos contendo layout e linguagem destinados a facilitar a inclusão de pessoas com algum tipo de deficiência. Os novos vídeos vêm com formatos e recursos diferentes, tais como legendas, tradução em Libras e cores de tela pensadas para pessoas com daltonismo. Isso permitirá que diversas cidadãs e cidadãos possam receber as informações que procuram sem dificuldade.

Aumentar o acesso à informação

O objetivo da playlist é ampliar o acesso à informação ao público em geral, o que é fundamental para uma comunicação mais inclusiva – que respeita as diversidades de cada um – e para a conquista de maior equidade de conhecimento entre as pessoas. O trabalho da Secom-TSE foi realizado em parceria com a Comissão de Acessibilidade do Tribunal.

A iniciativa é mais uma ação do TSE no sentido de estimular e fortalecer o acesso do público aos canais do Tribunal nas plataformas digitais e redes sociais. A ideia da Secom-TSE é multiplicar, cada vez mais, as ações que eliminem as barreiras de comunicação entre as pessoas e os conteúdos produzidos pela Corte Eleitoral.

Conheça nesta matéria outras iniciativas de acessibilidade do TSE.

MM/EM, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido