Site reúne todas as informações sobre o TPS 2021 em áudio, vídeo e texto
Cronograma do evento, edital e resolução do Teste Público de Segurança estão disponíveis com o formulário para pré-inscrição, além de campo com as perguntas mais frequentes
A sexta edição do Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação acontecerá de 22 a 26 de novembro de 2021, e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já está tomando todas as providências para garantir a máxima participação da sociedade nessa que é uma das etapas mais importantes para assegurar a transparência e a auditabilidade do processo de votação adotado no Brasil desde 1996.
Para tornar as informações sobre o TPS 2021 mais acessíveis, o TSE criou um site onde as últimas notícias sobre a organização e a realização dos testes poderão ser encontradas em texto, vídeo e podcasts. Também estão disponíveis para consulta o cronograma do evento, o edital e a resolução do Tribunal que regulamenta o Teste, bem como o formulário para a pré-inscrição e, ainda, as perguntas mais frequentes sobre o TPS.
Na página, já estão no ar quatro vídeos produzidos pela Coordenadoria de Audiovisual da Secretaria de Comunicação do TSE. Eles explicam qual a utilidade do TPS para o aprimoramento da segurança do sistema eletrônico de votação. Também mostram como os testes são realizados, quem pode participar e como se inscrever.
Escopo de testes maior: mais participantes
O edital do TPS 2021 foi publicado no dia 26 de agosto, trazendo diversos aprimoramentos em relação às cinco edições anteriores. Na edição deste ano, a Justiça Eleitoral ampliou de 10 para 15 o número de participantes que podem ser admitidos no teste. Eles podem se inscrever individualmente ou em grupos de até cinco membros. O TPS 2021 também aumentou o escopo dos programas que poderão ser avaliados pelos investigadores inscritos.
O prazo para os investigadores inspecionarem os códigos-fontes do sistema eletrônico de votação antes da realização do TPS também foi ampliado de uma para duas semanas. Os procedimentos de inspeção desses códigos serão realizados de 11 a 22 de outubro, das 9h às 18h. Outra novidade desta sexta edição é a possibilidade de extensão do Teste Público por mais um dia após o prazo final – totalizando, portanto, seis dias –, se for constatada a necessidade de dar continuidade a algum plano de teste com potencial de sucesso.
RG/LC, DM