TSE participa do 13º Encontro de Ouvidores da Justiça Eleitoral, em Belo Horizonte (MG)
Evento acontece nesta quinta (2) e debaterá o papel das Ouvidorias para a democracia e a inclusão social
Será realizado em Belo Horizonte (MG), nesta quinta-feira (2), o 13º Encontro do Colégio de Ouvidores da Justiça Eleitoral. O tema do evento deste ano é “Ouvidoria, Democracia e Inclusão Social”. A juíza auxiliar e ouvidora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Simone Trento, participará do encontro, ao lado de representantes dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), de servidoras e de servidores das Ouvidorias Eleitorais.
Às 9h, Simone Trento fará a palestra “O papel da Ouvidoria na participação democrática e na inclusão”. Ao longo da manhã, serão realizadas exposições sobre a relação com comunidades afrodescendentes com o objetivo de aprofundamento da democracia, ouvidorias das mulheres e a atuação das ouvidorias no cumprimento de ordens judiciais na propaganda eleitoral.
Às 11h15, acontecerá a cerimônia de entrega de Medalhas de Mérito a servidoras e servidores da Justiça Eleitoral, em reconhecimento às contribuições prestadas no âmbito das Ouvidorias. Ao final dos trabalhos, será divulgada a Carta de Belo Horizonte, com as conclusões e deliberações do encontro.
Todas as atividades serão transmitidas no canal do TRE-MG no YouTube.
Reunião
Nesta quarta-feira (1º), também em Belo Horizonte, ocorrerá reunião dos representantes das ouvidorias eleitorais. Serão debatidos assuntos de interesse geral dos órgãos, como boas práticas e ações para a execução de medidas democráticas e de inclusão social.
A assessora-chefe da Ouvidoria do TSE, Eliane Bavaresco Volpato, falará sobre “Ouvidorias Judiciais: como dar efetividade às resoluções do CNJ sobre inclusão, combate ao assédio e preconceito”. Também haverá uma palestra do juiz Márcio Moraes, ouvidor do TRE de Goiás, acerca da experiência do Regional com a Ouvidoria da Mulher, entre outras exposições.
Confira a íntegra da programação dos dois eventos.
*Com informações do TRE-MG