Eleitor pode baixar o e-Título e usar a via digital do documento
Aplicativo permite consultar local de votação e se inscrever como mesário voluntário
Você conhece o aplicativo e-Título? Disponível para download gratuito em telefones celulares ou tablets de qualquer plataforma (Android e iOS), a ferramenta substitui o título de eleitor em papel e permite que o eleitor consulte o local de votação, além de verificar eventuais débitos e acessar certidões eleitorais.
Em 2020, novas funcionalidades foram lançadas, aumentando a segurança para acesso aos dados do eleitor com a criação de senha e a possibilidade de desbloqueio por biometria em aparelhos compatíveis. Além disso, outros serviços foram incorporados como a possibilidade de justificar quando o eleitor não puder comparecer para votar e a emissão de guias de multa relacionadas à ausência às urnas.
Outra novidade é a possibilidade de o eleitor se inscrever como mesário voluntário por meio do e-Titulo.
Biometria
Caso o eleitor já tenha feito o recadastramento biométrico (com as impressões digitais) junto à Justiça Eleitoral, o perfil no e-Título virá acompanhado de uma foto do eleitor, facilitando, assim, a identificação na hora do voto.
Caso ainda não tenha feito, não aparecerá a imagem, sendo necessário levar outro documento oficial com foto para se apresentar ao mesário no dia das eleições.
Veja mais informações neste vídeo e na página do e-Título.
AL/CM, DM