Você sabe o que é acórdão? O Glossário esclarece
Essa e outras expressões jurídicas são explicadas pelo serviço disponível no Portal do TSE
Acórdão é a manifestação de um órgão judicial colegiado que revela uma posição jurídica, baseada em argumentos sobre a aplicação de determinado direito a uma situação de fato e específica. Disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é assim que o Glossário Eleitoral esclarece essa expressão, muito utilizada nas esferas do Poder Judiciário, e não somente no âmbito da Justiça Eleitoral.
No caso da Justiça Eleitoral, esse órgão judicial colegiado equivale ao conjunto de juízes do próprio Tribunal. Há, contudo, em outros ramos do Judiciário, tribunais que possuem órgãos fracionários, tais como turmas e seções, entre outros, que também proferem acórdãos.
Composição
O acórdão é composto de ementa, relatório, motivação (ou fundamentação) e dispositivo, que são também seus requisitos essenciais.
A ementa é a síntese do acórdão, na qual normalmente se resumem os seus pontos fundamentais.
O relatório é a parte inicial do acórdão, na qual são narrados e descritos os fatos do processo e o direito que está sendo discutido. É no relatório que se estabelecem os princípios de fato e de direito sobre os quais se construirá o julgamento.
Já a motivação ou fundamentação decorre da análise feita pelos juízes ou ministros sobre as questões de fato e de direito expostas no relatório, a partir da qual se constroem as bases lógicas para a decisão. É nessa parte que se revelam as razões que determinaram o convencimento do órgão judicial sobre o assunto abordado.
Por sua vez, o dispositivo, parte final do acórdão, consiste na conclusão do silogismo (raciocínio, argumento) até então desenvolvido no relatório e na motivação. O dispositivo caracteriza a manifestação/posicionamento do Judiciário sobre a questão jurídica examinada.
O termo acórdão designa também o documento em que essa manifestação é veiculada.
O serviço
O Glossário Eleitoral Brasileiro contempla uma série de informações históricas e referências bibliográficas sobre o desenvolvimento do processo eleitoral no país.
Distribuídas em ordem alfabética, as mais de 300 expressões do serviço oferecem um panorama rico e revelador da consolidação do exercício da cidadania pelo voto e da democracia no Brasil.
EM/CM, DM