Resultados de eleições e boletins de urna estão disponíveis para consulta no Portal do TSE
Um passo a passo para a obtenção de informações do Repositório de Dados Eleitorais facilita a pesquisa
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza a qualquer pessoa um banco de dados que reúne informações das eleições de 1945 até 2020. O Repositório de Dados Eleitorais (RDE) , que pode ser acessado no Portal do TSE, oferece arquivos e tabelas estatísticas contendo, por exemplo, resultados dos pleitos, perfil do eleitorado, prestação de contas e boletins de urna.
Organizado pela área de Estatística do TSE, o RDE existe desde 2009 e é uma importante ferramenta de transparência das informações geridas pela Justiça Eleitoral, além de possibilitar respostas mais rápidas a qualquer pessoa que tenha interesse. Os dados – que são atualizados periodicamente, de forma a refletir todas as retotalizações ocorridas nas eleições – auxiliam cidadãs e cidadãos, bem como jornalistas, estudantes e juristas, que os utilizam como subsídios para pesquisas.
Confira a seguir um passo a passo de como acessar as informações relacionadas aos resultados totalizados das eleições e aos boletins de urna.
Resultados das eleições
O Repositório de Dados Eleitorais concentra informações das eleições de 1945 até 2020. Os resultados totalizados de todos os pleitos são obtidos após o processamento pelo sistema de totalização de cada eleição.
Vamos partir de um exemplo para facilitar a busca pelos dados. A consulta será feita com base no quantitativo de votos nominais para cada candidato e na quantidade total de votos no estado do Amazonas no segundo turno das Eleições Gerais de 2018.
Acesse https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1 . No menu à esquerda, selecione a opção “Resultados”. Um novo menu central aparecerá. Selecione o ano de interesse e “Votação nominal por município e zona (formato ZIP)”. Uma pasta em formato ZIP será baixada.
A pasta contém 30 arquivos. É necessário consultar o arquivo em formato “Leia-me” (formato pdf), cujo objetivo é descrever os campos e o arquivo do boletim de urna. Após a leitura, abra o arquivo “votação_candidato_munzona_2018_BR.csv”.
Em seguida, clique, no menu superior, “Inserir” – “Tabela dinâmica” – “ok”. Uma nova aba na planilha será criada.
Arraste para o campo de “Filtro” as variáveis “NR_TURNO” e “DS_CARGO”; na “Linhas” arraste “SG_UF”; “NM_CANDIDATO”, no campo de “Colunas”; e, no campo de “Valores”, o “QT_VOTOS_NIOMINAIS”. Clique na seta à direita – “Configurações do campo de valor”. Selecione “2” para “NR_TURNO” e “Presidente” para “DS_CARGO” na planilha.
Pronto. No estado do Amazonas, os votos nominais dos presidenciáveis são descritos abaixo, somando 1.761.246 votos nominais.
Consulta ao boletim de urna
Boletim de Urna (BU) é o documento emitido em cada seção eleitoral após a conclusão da votação em uma urna eletrônica. Na descrição a seguir, é possível ter acesso a esse BU, cujos dados também são disponibilizados virtualmente no Portal do TSE.
Neste exemplo, vamos destacar quantas urnas registraram pelo menos um voto em branco, pelo menos um voto nulo e pelo menos um voto para cada candidato no estado do Amazonas no segundo turno das Eleições Gerais de 2018.
Acesse https://www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/repositorio-de-dados-eleitorais-1 . No menu à esquerda, selecione a opção “Resultados”. Um novo menu central aparecerá. Selecione o ano de interesse e “Boletim de urna – Segundo turno”. Um novo menu será carregado.
Serão listados, por UF, os boletins de urna. Selecione, no estado do Amazonas, o “Boletim de urna – segundo turno – 31.10.2018”. Um arquivo formato “zip” será baixado.
A pasta contém dois arquivos. É necessário consultar o arquivo “Leia-me” (formato pdf), cujo objetivo é descrever os campos e o arquivo do boletim de urna. Após a leitura, abra o arquivo “bweb_2t_MS_301020181750.csv”.
O arquivo aberto será idêntico à seguinte imagem:
A fim de alcançar o nosso objetivo, inclua uma tabela dinâmica. No menu superior, clique em “Inserir” – “Tabela dinâmica”. Um novo menu surgirá. Clique em “ok”.
Uma nova aba será criada na planilha. À direita, um menu acerca dos campos da tabela aparecerá.
Arraste, para o campo de “Filtro”, a variável “DS_ELEICAO”; em “Linhas”, arraste “SG_UF”; “NM_VOTAVEL”, no campo de “Colunas”; e, no campo de “Valores”, o “NR_URNA_EFETIVADA”. Clique na seta à direita – “Configurações do campo de valor”. Selecione “Eleição Geral Federal 2018” na planilha.
O número da urna é um campo numérico, e o programa automaticamente soma esses valores. No entanto, é necessário alterar para “Contagem”.
Pronto. A tabela é atualizada conforme os campos selecionados e os filtros estabelecidos. Portanto, 6.221 urnas registraram pelo menos um voto em branco, 6.529 registraram votos para o presidenciável Fernando Haddad, 6.519 para o presidenciável Jair Bolsonaro e 6.523 urnas registraram algum voto nulo.
Página de estatísticas
O Portal do TSE conta com outras duas plataformas de consultas de dados. Uma é a página “Estatísticas Eleitorais”, que apresenta em gráficos os dados importados do RDE sobre as eleições de 2014 a 2020. A outra, que também oferece consulta a resultados eleitorais, é o aplicativo Resultados , que atualmente traz apenas informações do último pleito, realizado em 2020.
TP, NT/LC, DM
Leia mais:
Contas de candidatos e partidos políticos podem ser consultadas na internet
Repositório de Dados Eleitorais permite pesquisas aprofundadas sobre os candidatos de cada eleição
Dados completos sobre o eleitorado podem ser acessados no Repositório de Dados Eleitorais