I Jornada de Direito Eleitoral abre canal de diálogo com a sociedade
Interessados no tema têm até 12 de março para inscrever enunciados no evento, realizado pela Escola Judiciária Eleitoral do TSE
Em um bate-papo ao vivo transmitido nesta quarta-feira (24) pelo canal Justiça Eleitoral no YouTube, representantes da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep) falaram sobre a I Jornada de Direito Eleitoral. O evento, promovido pela EJE/TSE, reunirá propostas de enunciados (ideias e compreensões diversas sobre temas relacionados ao Direito Eleitoral) enviados pelos participantes, com o objetivo de contribuir com o trabalho de toda a comunidade jurídica.
Assista ao vídeo do bate-papo sobre a I Jornada.
“A nossa intenção é aprender para depois tentar ensinar os operadores do Direito Eleitoral”, explicou o ministro do TSE e diretor da Escola, Tarcisio Vieira de Carvalho Neto. Segundo ele, a ideia surgiu ao perceber o quanto poderia se contribuir para um aumento da cientificidade do Direito Eleitoral no âmbito da Escola.
Quem pode participar?
“Qualquer pessoa pode participar”, revelou a vice-diretora da EJE, Caroline Lacerda. De acordo com ela, estudantes de Direito, juristas, professores ou simplesmente “apaixonados pelo Direito Eleitoral” estão aptos a enviar enunciados. Basta acessar o endereço eadeje.tse.jus.br e preencher o formulário até o dia 12 de março. Veja mais informações sobre o cronograma no edital da I Jornada de Direito Eleitoral.
Para o coordenador-geral da Abradep, Marcelo Weick Pogliese, é importante que a sociedade civil entenda essa iniciativa como um importante canal de comunicação com as instituições: “Faço uma conclamação, um chamamento público a todas as entidades parceiras para que participem e colaborem com esse diálogo de qualidade pelo aperfeiçoamento da democracia”.
AL/LC, DM
Leia mais:
05.02.2021 - Escola Judiciária do TSE realiza I Jornada de Direito Eleitoral