TSE recebe representantes do Partido Liberal para verificar segurança do sistema eleitoral
Técnicos da Justiça Eleitoral destacaram a confiança da urna e toda as atividades em torno do sistema eletrônico de votação
Representantes do Partido Liberal (PL) visitaram nesta quinta-feira (9) a sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a visita, técnicos da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI) forneceram diversas informações sobre a urna eletrônica e deram um panorama geral do sistema eletrônico de votação brasileiro.
Ao apresentar as várias etapas que integram o processo eleitoral, os servidores da Justiça Eleitoral destacaram a confiabilidade da urna eletrônica, ressaltando a segurança e a transparência de todo o processo de votação.
Para o assessor de planejamento da STI, Elmano Alves, o sistema eletrônico de votação tem sua credibilidade comprovada, e a urna eletrônica é uma das responsáveis por solucionar fraudes que existiam na época do voto em cédulas de papel. “A urna decide e garante o exercício da cidadania. Toda a cadeia de segurança do equipamento torna a fraude eleitoral inviável. São várias as barreiras a serem eliminadas. Se a mínima condição de fraudar o sistema existisse, ela deixaria rastros e seria descoberta, sem nenhuma possibilidade de inviabilizar a eleição”, ressaltou.
Confiabilidade do sistema
Os três representantes do PL foram informados durante mais de três horas sobre as funcionalidades da urna eletrônica, a preparação do equipamento, a votação em si, o processo de divulgação dos resultados e a cadeia de segurança dos softwares e do hardware. As apresentações foram coordenadas pelo chefe da Seção de Voto Informatizado da Corte, Rodrigo Coimbra, e pelo coordenador de Tecnologia Eleitoral, Rafael Azevedo.
Segundo o representante do PL, Rui Fernandes, as explicações foram feitas de forma didática pelos técnicos do TSE e serviram para elucidar diversas dúvidas da agremiação. “Foi muito satisfatória a apresentação. Acredito que, com essas informações obtidas aqui sobre o funcionamento do sistema, tudo ficou mais claro. A forma como foi demonstrado revela a complexidade de todo o processo, mas trouxe também entendimento para a gente que está na representatividade partidária, que será replicado aos nossos pares”, afirmou.
Análise dos códigos-fonte
Desde outubro, o TSE disponibiliza um espaço para receber partidos políticos e entidades especializadas para a inspeção dos códigos-fonte da urna eletrônica e de todos os programas do sistema eletrônico de votação que serão utilizados no pleito eleitoral do ano que vem. O espaço preparado para a análise das informações funciona na Sala Multiuso, localizada no subsolo do edifício-sede do TSE, até agosto de 2022.
TP/LC, DM
Leia mais:
30.11.2021 - Integrantes do PV participam de inspeção dos códigos-fonte do sistema eletrônico de votação, na sede do TSE
04.10.2021 - TSE disponibiliza espaço para análise dos códigos-fonte dos programas do sistema eletrônico de votação