Série de reportagens explica os cuidados sanitários que devem ser adotados nas Eleições 2020
Matérias começam a ser exibidas nesta quarta-feira (30), no Portal do TSE e no canal do Tribunal no YouTube
A partir desta quarta-feira (30), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começa a veicular uma série de reportagens, no Portal e no canal do Tribunal no YouTube, sobre todos os cuidados sanitários que serão adotados nas Eleições Municipais deste ano em razão da pandemia de Covid-19. A primeira matéria da série “Eleições Seguras” vai mostrar as principais orientações de saúde pública aos candidatos.
Entre as recomendações sanitárias voltadas aos candidatos estão: evitar promover eventos presenciais com grande número de pessoas; comparecer sozinho ao local de votações, evitando levar acompanhantes; e evitar o contato físico com eleitores e mesários.
Todas as informações sobre o assunto constam do Plano de Segurança Sanitária publicado pelo TSE. O documento apresenta uma avaliação sobre os riscos à saúde pública no processo de votação, bem como estabelece os procedimentos a serem adotados para garantir a proteção de eleitores, mesários e demais colaboradores da Justiça Eleitoral.
O Plano foi elaborado por uma consultoria sanitária instituída pelo Tribunal em julho com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Hospital Albert Einstein e do Hospital Sírio-Libanês.
Além da equipe da consultoria sanitária, o TSE também contou com o apoio de infectologistas, epidemiologistas e especialistas de microbiologia dos principais institutos de pesquisa e universidades do país.
Acesse a íntegra do Plano de Segurança Sanitária Eleições Municipais 2020.
BB/LC, DM