Canal do TSE no YouTube reúne vídeos da campanha “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”

Eleitores que participaram da iniciativa digital para maior participação de jovens na política disseram o que fariam para melhorar a cidade se fossem eleitos

eu na prefeitura eu na câmara

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já exibe em seu canal no YouTube os 14 vídeos selecionados da campanha “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara”, iniciativa criada para incentivar a participação de jovens na política e nas Eleições Municipais de 2020.

Por meio de sua página na internet, o TSE recebeu cerca de 200 contribuições em 40 dias de inscrições, a partir de 22 de junho. Entre os temas mais abordados, estavam meio ambiente, abastecimento de água e transporte público.

Os vídeos de, no máximo, 30 segundos foram gravados por eleitores de idades entre 16 e 25 anos. O mote era o que a pessoa faria para melhorar o município em que vive se fosse eleita prefeito(a) ou vereador(a). Após seleção, as contribuições foram editadas em aplicativos para smartphone.

Confira aqui os vídeos selecionados

Eleitorado jovem

O Brasil tem hoje 1.310.194 eleitores de 16 e 17 anos, faixa etária para o qual o voto é facultativo. A campanha digital focada nos jovens busca motivá-los cada vez mais a participarem dos debates sobre as grandes questões nacionais e a importância do voto consciente.

“Como professor de Direito, vi poucos alunos com o ideal de mudar o mundo a partir da política. Precisamos deles para fazer isso acontecer”, afirma o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, enfatizando que a classe política necessita da renovação que os jovens e as mulheres podem trazer.

A vinheta da ação “Eu na Prefeitura, Eu na Câmara” tem a ver com os cuidados sanitários nesses tempos de pandemia: o gesto de saudação não traz o cumprimento clássico de mãos, no qual os dedos são entrecruzados; a conotação usada remete à união em equipe.

O jingle utiliza o padrão de cores das campanhas do TSE este ano, basicamente azul, laranja e roxo. Exibe ainda animações que fazem alusão aos jovens que representam a diversidade racial brasileira, além de inúmeras referências aos temas tratados nos depoimentos.

Prefeitos e vereadores eleitos em novembro tomarão posse em 1º de janeiro de 2021, para um mandato de quatro anos.

RH/LC, DM

ícone mapa
Setor de Administração Federal Sul (SAFS)
Quadra 7, Lotes 1/2, Brasília/DF - 70095-901
Tribunal Superior EleitoralTelefone: (61) 3030-7000

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Funcionamento dos protocolos administrativo e judiciário: segunda a sexta, das 11h às 19h. 

Horário de funcionamento de outros serviços e mais informações

Acesso rápido