Ação do TSE com futebol brasileiro alcança 48 milhões de brasileiros

Tuitaço disseminou a importância do voto consciente e do compartilhamento responsável de informações recebidas pela internet

VAR 1 - 13.11.2020

Nesta sexta-feira (13), a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e times da série A do Campeonato Brasileiro protagonizaram em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) uma ação de estímulo ao combate da desinformação relacionada ao processo eleitoral no Twitter. O tuitaço #NãoTransmitaFakeNews alcançou 48,8 milhões de usuários da rede com mensagens de estímulo à checagem de conteúdos suspeitos, que tinham o VAR, sistema eletrônico de apoio à arbitragem do futebol, como elemento verificador.

Além da CBF, aderiram ao tuitaço #NãoTransmitaFakeNews os times Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Grêmio, Internacional, São Paulo, Botafogo, Fluminense, Santos, Bahia, Atlético Goianiense, Coritiba, Vasco, Ceará, Bragantino e Fortaleza. Com 16 mil curtidas e 1,6 mil retweets, o post do carioca rubro-negro teve a maior repercussão entre os torcedores no Twitter. Os dados são da ferramenta Tweetbinder.

Eleições seguras em campo

O tuitaço #NãoTransmitaFakeNews inaugurou a parceria do TSE com o futebol brasileiro para as Eleições 2020, que ainda tem outras ações previstas até domingo (15), quando acontece o primeiro turno da votação.

Ainda nesta sexta-feira (13), durante a partida entre a Seleção Brasileira e a da Venezuela que começa às 21h30, será exposto em campo um banner produzido pela Justiça Eleitoral com uma mensagem de estímulo ao voto com segurança. Os times se enfrentam no Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP).

Essa mensagem também será exposta neste sábado (14) em três jogos da 21ª rodada do Brasileirão: Flamengo x Atlético-GO, Corinthians x Atlético-MG e Palmeiras x Fluminense.

Para o presidente do TSE, ministro Luís Roberto Barroso, a adesão voluntária da elite do futebol brasileiro à campanha #NãoTransmitaFakeNews vai incentivar os seguidores das contas oficiais dos clubes a votarem de forma consciente.

“O voto consciente passa pela verificação de informações suspeitas e, consequentemente, contribui para a construção de um Brasil melhor e de um futuro feito de escolhas mais pensadas e menos baseadas em mentiras, difamação e falsas promessas. Como contrapartida, os clubes estarão vinculando sua imagem a uma causa social, educativa, apartidária e em favor da democracia”, observa o ministro.

Siga os perfis oficiais do TSE, da CBF e dos times que fazem parte da série A do Brasileirão 2020 no Twitter, compartilhe nossos conteúdos e faça parte da mobilização #NãoTransmitaFakeNews.

BA/LC, DM

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