Cadastramento biométrico e uso do nome social são assuntos do Conexão Eleitoral
Programa vai ao ar às segundas-feiras, às 19h30, na TV Justiça
A edição da semana mostra que o cadastramento biométrico superou a marca de 100 milhões de registros, o que equivale a 68,50% do total dos 145 milhões de eleitores brasileiros. A biometria é empregada pela Justiça Eleitoral por permitir a identificação do cidadão, de maneira segura e eficaz, através da impressão digital, da fotografia e da assinatura.
O Conexão Eleitoral ainda fala sobre o direito do uso do nome social pelas pessoas que se identificam com o gênero diferente do qual nasceram. A Resolução nº 23.562/2018 entrou em vigor nas Eleições de 2018 e prevê a utilização do nome social no título de eleitor, nas urnas eletrônicas – no caso de candidatos – e nas certidões emitidas pela Justiça Eleitoral.
O programa também destaca a Campanha do Agasalho organizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O órgão arrecadou 600 peças de inverno, entre elas casacos, cobertores, edredons, roupas e calçados. As doações serão destinadas à população em situação de rua, no Distrito Federal.
O programa
Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE), o Conexão Eleitoral vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30. As reprises ocorrem nos seguintes dias e horários: terças, às 21h; quintas, às 11h30; sextas, às 21h; sábados, às 4h30; e domingos, às 11h30.
O programa também está disponível na página da Justiça Eleitoral no YouTube.
AN/JB, DM