Conexão Eleitoral destaca o programa Eleitor do Futuro
Projeto tem o objetivo de incentivar a consciência política em jovens de escolas públicas
O Conexão Eleitoral desta semana destaca o programa Eleitor do Futuro, desenvolvido pela Justiça Eleitoral. Com o projeto, crianças e jovens de escolas públicas aprendem sobre a importância da cidadania e do exercício do voto. Os pequenos eleitores participam de campanhas eleitorais fictícias, além de simularem um treinamento de mesários e uma votação na urna eletrônica.
A contribuição dos mesários para o processo eleitoral também é tema do programa. Os mesários são cidadãos que trabalham nas mesas receptora de votos e de justificativa eleitoral quando da realização de uma eleição. Do total de mesários, quase 50% cadastram-se de forma voluntária. Para ser um mesário voluntário, o interessado deve entrar em contato com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de seu estado ou do Distrito Federal ou com o cartório eleitoral no qual está inscrito.
Esta edição do programa mostra ainda as atividades desenvolvidas pela Justiça Eleitoral em anos não eleitorais. Durante o período de preparação, são criados vários Grupos de Trabalho (GTs), que atuam em diversas áreas para elaborar estratégias voltadas às próximas eleições.
O programa
Produzido pelo Núcleo de Rádio e TV da Assessoria de Comunicação do Tribunal Superior Eleitoral (Ascom/TSE), o Conexão Eleitoral vai ao ar pela TV Justiça às segundas-feiras, às 19h30. As reprises ocorrem nos seguintes dias e horários: quartas, às 11h; quintas, às 20h30; sábados, às 5h; e domingos, às 21h.
O programa também está disponível na página da Justiça Eleitoral no YouTube.
AN/LC, DM